Método 3a Médico: Marketing Médico em Florianópolis

logo horizontal metodo 3a medico marketing médico
Como vender mais em 2024?

Como vender mais: 12 dicas para melhorar o desempenho da sua clínica

Os pacientes são, antes de mais nada, consumidores de serviços que sejam capazes de garantir saúde e bem-estar. Por isso, é importante que uma unidade de saúde crie boas estratégias para vender mais e fidelizar seus público-alvo.

Na busca por cuidados médicos, a qualidade e agilidade do atendimento, a automatização dos processos e os benefícios complementares são diferenciais competitivos a serem explorados.

Como vender mais e ter uma clínica lucrativa e, ao mesmo tempo, humanizada? Continue lendo para conferir nossas 12 dicas para ter mais sucesso no ambiente físico e online!

12 dicas para vender mais na área da saúde

Entenda como vender mais com a sua clínica!

Mais do que uma unidade de saúde, a clínica médica é, para seus gestores, um negócio que precisa dar certo. A permanência no mercado depende da aceitação e fidelização dos clientes, além de uma boa rentabilidade.

Um cenário que exige estratégias que ajudem a vender mais, seja a imagem e os serviços propriamente ditos. Selecionamos 12 dicas que vão ajudar você a melhorar o relacionamento, a imagem e o caixa da sua clínica. Confira!

1. Conheça o cliente

Um dos aspectos mais importantes para qualquer empresa é saber exatamente quem é e qual o perfil do seu público-alvo. Entre comportamento, preferências e necessidades é fundamental estudar todas as características para corresponder às expectativas e oferecer uma experiência única.

Ao conhecer o perfil do cliente e paciente será mais fácil entender do que ele precisa e criar um atendimento personalizado. O cliente da atualidade deseja encontrar soluções rápidas e somente se vincula a uma marca se tiver seus problemas resolvidos.

2. Foque no atendimento

O bom atendimento é tão ou mais importante do que ter serviços de qualidade, uma vez que muitas clínicas estão oferecendo o mesmo que você. A criação de vínculo depende de um processo construtivo que engloba confiança, benefício e, sobretudo, sensação de ser importante para o negócio.

O tratamento dispensado ao cliente quando ele ainda é apenas um consumidor, lead ou visitante pode evoluir para a fidelização. Para vender mais é preciso ter paciência e percorrer uma jornada de troca mútua, até uma decisão favorável para a empresa.

3. Trabalhe o pós-venda e o relacionamento com o cliente

Se tratando de vendas, um consumidor só pode ser considerado um cliente, de fato, quando ele retorna para um novo serviço. Na área da saúde não é diferente, logo, é essencial que a primeira consulta ou procedimento realizado na clínica deixe uma impressão tão boa a ponto de estimular um próximo agendamento.

O elevado nível de satisfação deve ser resultado de uma experiência positiva associada ao atendimento de alto nível e custo-benefício. Por isso, é importante manter o contato e informar sobre ofertas, descontos e oportunidades, em primeira mão.

4. Tenha canais de atendimento

Com o atendimento multicanal sua clínica pode ter chances reais de aumentar as vendas, alcançando pacientes dos mais variados perfis. Enquanto alguns estão acostumados a falar pelo telefone, outros preferem as facilidades dos aplicativos de mensagens instantâneas e chats.

Explore ao máximo as ferramentas e recursos, se valendo da internet para integrar os canais e colocar à disposição do público que vai escolher por onde deseja ser atendido.

5. Crie ações para recuperar pacientes antigos

Muitos pacientes “desaparecem por um tempo”, seja porque trataram o problema e se sentem bem ou porque encontraram alternativas melhores. Restabelecer o contato pode chamar a atenção para serviços antes não ofertados ou apresentar as melhorias feitas na clínica nesse período.

Antes da abordagem é válido analisar os motivos para o não retorno e assim, desenvolver ações de recuperação mais alinhadas. Oferecer mais do mesmo pode não só afastar de vez com, em uma próxima, ele nem aceitar as investidas.

6. Use um CRM e um ERP

O uso do CRM de vendas possibilita um acompanhamento mais completo de toda a trajetória do cliente, o que viabiliza o trabalho comercial. Em um sistema integrado e automatizado, estabelecer a conexão entre o CRM e o ERP das outras áreas torna o processo mais dinâmico, com informações rápidas e menor risco de falhas.

7. Faça parceria com outras empresas ou lojas virtuais

Dependendo da especialidade de atuação da sua clínica, as parcerias podem funcionar em benefício de todos os envolvidos. Por exemplo, uma clínica de ortopedia pode fechar parcerias com lojas que vendem produtos fisioterápicos, de suporte à recuperação da condição física, com descontos especiais para clientes e pacientes.

Em contrapartida, as lojas e empresas podem recomendar a clínica para clientes que estejam em busca de profissionais especializados.

8. Expanda o mercado no qual você atua

Apesar das especialidades médicas sempre há algo que pode ser melhorado, aprimorado e complementado. Esteja sempre atento aos movimentos do mercado de clínicas e convênios para desenvolver estratégias e assim, ampliar o leque de possibilidades e atuação da clínica.

9. Faça promoções e ofertas especiais

As campanhas anuais que promovem o cuidado preventivo da saúde são excelentes alternativas promocionais. Aproveite a chamada para o cuidado prévio e ofereça descontos em consultas, procedimentos e exames, como forma de levar o cliente até a clínica e fortalecer os laços.

Com a sensibilização, os clientes se sentirão impactados pela humanização da clínica em desejar que todos possam ter um bom atendimento a preços mais baixos.

10. Crie um funil de vendas

O funil de vendas define os estágios de compra percorridos pelo cliente em sua jornada. Em cada um deles – atração, prospecção, conversão e decisão – é preciso criar ações e estratégias que façam com que o cliente se sinta cada vez mais envolvido, avance e se convença de que está diante da melhor solução do mercado.

11. Revise os processos internos e comerciais

Eliminar a burocracia e otimizar os processos faz parte do planejamento estratégico para vender mais. Portanto, revise todo o fluxo de trabalho, desde o momento em que o paciente é atendido no call center até sua avaliação sobre o serviço prestado e reestruture com foco na agilidade, dinamismo e efetividade.

12. Acompanhe as tendências do mercado

O mercado é volátil em todos os sentidos e com a velocidade das informações, todos os dias uma novidade surge, provocando ações e reações empresariais. Esteja de olho no que vem por aí, prepare a sua clínica e aja de maneira antecipada para sobressair à concorrência.

Como vender mais pela internet

Toda clínica médica demanda uma unidade física, considerando que nem todas as consultas podem ser realizadas por meio da Telemedicina. Muitas estratégias e ações são pensadas para envolver o cliente e paciente no momento em que ele entra na clínica ou consultório.

No entanto, o ambiente virtual pode alcançar um público muito maior, o que dificilmente se conseguiria na abordagem offline. O mercado mudou e o consumidor se transformou em alguém que para buscar informações sobre qualquer tema ou assunto, recorrerá à internet.

Por isso, a melhor forma de impulsionar seu negócio e atrair mais clientes para se tornarem pacientes fiéis e vender mais é investir também nas estratégias digitais. Confira algumas práticas importantes de vendas online!

Invista em um site

Ter um site médico é fundamental para marcar presença online e divulgar os serviços e especialidades. Na página oficial da clínica, muitas informações relevantes chegarão até o público para educar, esclarecer, apresentar e ajudar o público a encontrar o que deseja.

Use SEO

A otimização dos mecanismos de busca é de suma importância pois viabiliza a pesquisa no buscador, permitindo que sua clínica seja encontrada com mais facilidade.

Conheça e utilize as técnicas de SEO, escolhendo palavras-chave estratégicas — conte com a ajuda de especialistas para garantir resultados mais efetivos no processo de busca dos potenciais clientes e pacientes.

Faça tráfego pago

As campanhas e anúncios pagos aumentam o tráfego e as chances de engajamento, uma vez que sua clínica aparecerá no topo da lista nos resultados de busca. Quem não é visto, não é desejado, por isso, construa uma publicidade online em torno da sua marca que exalte a qualidade, a segurança e preocupação com a saúde e bem-estar dos pacientes.

Esteja online

As redes sociais, os chats e canais de transmissão estão em alta e muitos especialistas da área médica têm usado seus recursos para se promover profissionalmente ou chamar a atenção para o negócio e imagem.

Na internet, as pessoas estão online o tempo todo, sedentas por informações, esclarecimentos e soluções. Considerando a grande procura por cuidados com a saúde nos últimos tempos, manter um ou mais canais ativos, interagindo com o público de modo simultâneo pode gerar uma relação de proximidade, confiança e, consequentemente, vínculo.

Conte com o Método 3a médico para vender mais

Uma agência especializada em marketing e publicidade, com ampla experiência no ambiente online pode ajudar sua clínica com as estratégias digitais. A Método 3a vai além, se dedicando com exclusividade em desenvolver ações de marketing para a área da saúde.

Com um time de especialistas capacitado e preparado para desenvolver ações de marketing e vendas somos a solução que você precisa para a sua clínica. Oferecemos um atendimento personalizado, com foco nas necessidades do seu negócio para definir um roteiro que abrange o funil de vendas, conectando as potencialidades comerciais, online e offline.

Se você gostou deste post entre em contato com a gente agora mesmo para conhecer nossa agência e nossos serviços. Podemos ajudar você a se destacar no mercado em 2024!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Entenda como fazer uma receita digital!
Previous Story

Receita digital: porque adotar na sua clínica

Vale a pena contar com convênio médico²
Next Story

Convênio médico: vale a pena se credenciar? 

Latest from Marketing Médico

Go toTop