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Atendimento humanizado: o que é e porque ter em seu consultório

Atendimento humanizado: o que é e porque ter em seu consultório

A área da saúde passou por grandes transformações nos últimos anos, sobretudo, devido ao impacto causado pela tecnologia e transformação digital. Na contramão, o atendimento humanizado se faz cada vez mais necessário para trazer equilíbrio.

Com o objetivo de prevenção ou tratamento, tudo o que o paciente deseja é ser atendido com empatia e gentileza. Mesmo com todo o processo burocrático e por vezes, automatizado, é possível manter uma relação próxima e afetiva.

Neste post trazemos o conceito de atendimento humanizado, seus princípios e características mais marcantes. Continue lendo e veja a importância de oferecer esse tipo de atendimento!

O que é atendimento humanizado?

Praticar a escuta ativa, se colocar no lugar do outro e compreender suas necessidades, são a base do atendimento humanizado que se caracteriza pela relação de respeito e acolhimento a todo tipo de dor ou necessidade.

Na área da saúde é muito mais do que atender bem ou prestar um serviço de qualidade, já que envolve questões físicas e emocionais. Quem agenda um horário no consultório médico, deseja resolver um problema preexistente ou ainda não detectado e precisa receber desde as mensagens até a consulta de maneira estratpegica.

A confiança e fidelização nasce de toda a experiência, desde o primeiro contato até a consulta e tratamento. O público da área médica têm perfis variados, por isso, todos no consultório devem estar preparados para oferecer um atendimento humanizado, sem distinção.

Vale lembrar que a ida ao médico revela um momento de fragilidade, muitas vezes desconfortável, que demanda empatia e solidariedade. Pode ser apenas uma consulta de rotina ou um problema mais grave, o que deixa o paciente mais vulnerável e carente de atenção.

O atendimento humanizado cria um ambiente mais agradável e receptivo, capaz de produzir uma sensação de bem-estar dentro de um consultório. Entre os benefícios de humanizar o atendimento estão:

  • experiência positiva na percepção do paciente;
  • o paciente se torna promotor natural da marca;
  • a clínica se torna referência em atendimento;
  • aumento da fidelização;
  • comunicação interna mais fluída;
  • valores éticos fortalecidos;
  • equipe mais unida.

Como surgiu o atendimento humanizado?

Entre experimentos, práticas e técnicas desde os primórdios, a Medicina é uma ciência de testes e observação de resultados. Um período em que a relação com o paciente pode passar por diversos estágios que, muitas vezes, demanda apoio humanizado dos profissionais envolvidos.

Assim, o atendimento humanizado ganhou força devido aos avanços da Medicina e meios empregados para alívio da dor, tratamento e cura. Em muitos casos, minimizar o desconforto não é só prescrever uma medicação, mas acolher e dar total amparo ao paciente em seu momento mais delicado.

Como conclusão para o desenvolvimento do atendimento humanizado é que mais do que tratar os sintomas ou doenças, é preciso dar total atenção ao paciente. Isso quer dizer, que focar no indivíduo, suas necessidades e dores pode facilitar as etapas seguintes e contribuir para a melhora do quadro, de modo geral.

Quais os 3 princípios da humanização?

Os pilares da humanização disseminados pelo SUS e aplicáveis em toda a área médico, seja hospitais, clínicas, laboratórios ou consultórios são:

  • Transversalidade – reconhecimento de que a experiência do paciente pode interagir com as diferentes especialidades e práticas de saúde em uma relação de corresponsabilidade;
  • Indissociabilidade entre atenção e gestão – o paciente assistido se torna protagonista em seus próprios cuidado em uma atuação conjunta com os profissionais do consultório;
  • Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos – compartilhamento das responsabilidades, cada um exercendo seu papel dentro do processo de cuidados com a saúde.

Características do atendimento humanizado

Tratar um paciente com atenção, cuidado e prioridade é conduta fundamental para a sobrevivência do consultório enquanto negócio. A qualidade da prestação de serviços transita por um caminho claro e objetivo: tratar o outro como gostaria de ser tratado.

Assim, algumas características se fazem presentes no atendimento humanizado!

Ambiente físico

Um ambiente com espaço para atender, acolher e permitir um fluxo de pessoas mais livre, traz mais conforto ao paciente. A boa ambiência resulta de uma estrutura que reúne capacidade física, ética e psicológica de fazer atendimentos cada vez mais humanizados.

Clínica ampliada e compartilhada

As soluções compartilhadas por profissionais e pacientes, são possíveis com o uso de ferramentas de gestão especializada, com o intuito de promover melhores ações e terapias para tratar e vencer doenças e males.

Valorização do trabalhador

Se os times de atendentes e de especialistas trabalharem satisfeitos, certamente, o atendimento será mais efetivo e humanizado. Valorizar as competências e habilidades, bem como capacitar os profissionais reflete e melhora cada vez mais a qualidade do atendimento.

Tratamento personalizado

O tratamento personalizado cria uma relação maior de proximidade com os pacientes que se sentem importantes para o consultório. Acolher, ouvir e compreender os problemas de modo pessoal e individualizado é fundamental para criar uma atmosfera diferenciada de humanização no atendimento.

Ética profissional

A ética está diretamente ligada aos valores e moral que sustentam a prática da Medicina e conduta profissional. A promoção de um ambiente ético fortalece a imagem e reputação do consultório, fazendo com que os pacientes tenham preferência, seja pelos serviços prestados ou pela forma como são atendidos.

Entendimento do sofrimento do paciente

Do agendamento ao tratamento é preciso entender a dor e necessidade de cada paciente para viabilizar o atendimento certo. Compreender o sofrimento, cria maior proximidade e intimidade entre profissionais e pacientes, o que pode melhorar os resultados nos tratamentos.

Respeito às diferenças

As pessoas são diferentes, mesmo que estejam vivenciando situações parecidas, por isso, respeitar a dor e necessidade de cada um, coloca o consultório em um lugar de destaque, onde a humanização se sobressai, deixando os pacientes mais à vontade para relatar seus problemas e aceitar as recomendações e tratamentos médicos.

Qual a importância do atendimento humanizado na área da saúde?

Humanizar o atendimento colabora para a construção de uma relação de confiança, respeito e fidelidade entre consultório e público de modo geral. Nesse contexto, é primordial saber ouvir, compreender a angústia pelo que o outro está passando e direcionar para o profissional ou especialidade certa.

As pessoas reagem, positiva ou negativamente, aos estímulos no atendimento e vão repassar suas impressões de acordo com o que recebem. O atendimento humanizado gera uma percepção de valor diante do atendimento personalizado, intimista e confiável.

O atendimento humanizado pode ser o diferencial que um consultório precisa para se consolidar como marca e sobressair à concorrência no mercado. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido, tratado e ter seus problemas resolvidos.

A humanização estimula o crescimento, pessoal, profissional e empresarial, fundindo os interesses sem deixar de lado o foco de atenção nos cuidados com a saúde. Os serviços de saúde humanizados são benéficos para todos – pacientes e profissionais – elevando o nível de eficiência do consultório.

O acolhimento humano de pacientes transmite segurança, evita embaraços e conflitos, além de estabelecer a ordem e o respeito. Muitos pacientes já chegam no consultório apreensivos e estressados, logo, tudo o que menos precisam é ter que lidar com profissionais pouco empáticos e despreparados.

A humanização é o melhor caminho para estimular a satisfação e preferência do paciente, considerando que acima de tudo, se trata de um cliente. Investir em um atendimento humanizado aumenta as chances de uma experiência positiva e, consequentemente, de vínculos mais duradouros com o consultório.

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