Atendimento humanizado: o que é e porque ter em seu consultório

Atendimento humanizado: o que é e porque ter em seu consultório

A área da saúde passou por grandes transformações nos últimos anos, sobretudo, devido ao impacto causado pela tecnologia e transformação digital. Na contramão, o atendimento humanizado se faz cada vez mais necessário para trazer equilíbrio.

Com o objetivo de prevenção ou tratamento, tudo o que o paciente deseja é ser atendido com empatia e gentileza. Mesmo com todo o processo burocrático e por vezes, automatizado, é possível manter uma relação próxima e afetiva.

Neste post trazemos o conceito de atendimento humanizado, seus princípios e características mais marcantes. Continue lendo e veja a importância de oferecer esse tipo de atendimento!

O que é atendimento humanizado na saúde?

Primeiramente, precisamos definir o conceito. Afinal, o que é atendimento humanizado na saúde?

Praticar a escuta ativa, se colocar no lugar do outro e compreender suas necessidades, são a base do atendimento humanizado que se caracteriza pela relação de respeito e acolhimento a todo tipo de dor ou necessidade.

Qual a importância do atendimento humanizado na saúde

Na área da saúde é muito mais do que atender bem ou prestar um serviço de qualidade, já que envolve questões físicas e emocionais.

Quem agenda um horário no consultório médico, deseja resolver um problema preexistente ou ainda não detectado e precisa receber atenção, desde as mensagens em um primeiro contato até a consulta, de maneira estratégica.

A confiança e a fidelização nascem de toda a experiência, desde o momento em que o paciente procura a clínica até o tratamento determinado pelos profissionais de saúde.

Ademais, o público da área médica têm perfis variados, por isso, todos no consultório devem estar preparados para oferecer um atendimento humanizado ao paciente, sem distinção.

Vale lembrar que a ida ao médico revela um momento de fragilidade, muitas vezes desconfortável, que demanda empatia e solidariedade.

Pode ser apenas uma consulta de rotina, mas também um problema mais grave, o que deixa o paciente mais vulnerável e carente de atenção.

Sendo assim, a humanização atendimento cria um ambiente mais agradável e receptivo, capaz de produzir uma sensação de bem-estar dentro de um consultório. Dentre os benefícios da humanização na medicina, temos:

  • Experiência positiva na percepção do paciente;
  • O paciente se torna promotor natural da marca;
  • A clínica se torna referência em atendimento;
  • Aumento da fidelização;
  • Comunicação interna mais fluída;
  • Valores éticos fortalecidos;
  • Equipe mais unida.

Como surgiu o atendimento humanizado?

O conceito de atendimento humanizado em saúde surgiu da necessidade de oferecer um cuidado mais empático e centrado no paciente, respondendo às críticas sobre a despersonalização e a frieza nos serviços dentro da área.

Essa abordagem ganhou força na segunda metade do século XX, quando profissionais de saúde e pesquisadores começaram a reconhecer que tratar pacientes apenas como diagnósticos e números não era suficiente para garantir um tratamento eficaz e completo.

Afinal, entre experimentos, práticas e técnicas desde os primórdios, a Medicina é uma ciência de testes e observação de resultados.

O atendimento humanizado em saúde enfatiza a importância de escutar os pacientes, respeitar suas individualidades e necessidades, e envolvê-los ativamente no processo de cuidado, promovendo uma relação de confiança e respeito mútuo.

Ou seja, para o desenvolvimento da humanização atendimento é mais do que tratar os sintomas ou doenças, é preciso dar total atenção ao paciente.

Isso quer dizer que focar no indivíduo, nas suas necessidades e dores pode facilitar as etapas seguintes e contribuir para a melhora do quadro, de modo geral.

Quais os 3 princípios da humanização?

Os pilares da humanização atendimento, disseminados pelo SUS e aplicáveis em toda a área médica, são:

  • Transversalidade – reconhecimento de que a experiência do paciente pode interagir com as diferentes especialidades e práticas de saúde em uma relação de corresponsabilidade;
  • Indissociabilidade entre atenção e gestão – o paciente assistido se torna protagonista em seus próprios cuidado em uma atuação conjunta com os profissionais do consultório;
  • Protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos – compartilhamento das responsabilidades, cada um exercendo seu papel dentro do processo de cuidados com a saúde.

Implementar esses princípios não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também fortalece a relação de confiança entre pacientes e profissionais de saúde, resultando em melhores desfechos clínicos e maior satisfação.

Características do atendimento humanizado

Tratar um paciente com atenção, cuidado e prioridade é conduta fundamental para a sobrevivência do consultório enquanto negócio. A qualidade da prestação de serviços transita por um caminho claro e objetivo: tratar o outro como gostaria de ser tratado.

Assim, algumas características se fazem presentes no atendimento humanizado!

Ambiente físico

Um ambiente com espaço para atender, acolher e permitir um fluxo de pessoas mais livre, traz mais conforto ao paciente. A boa ambiência resulta de uma estrutura que reúne capacidade física, ética e psicológica de fazer atendimentos cada vez mais humanizados.

Clínica ampliada e compartilhada

As soluções compartilhadas por profissionais e pacientes, são possíveis com o uso de ferramentas de gestão especializada, com o intuito de promover melhores ações e terapias para tratar e vencer doenças e males.

Valorização do trabalhador

Se os times de atendentes e de especialistas trabalharem satisfeitos, certamente, o atendimento será mais efetivo e humanizado. Valorizar as competências e habilidades, bem como capacitar os profissionais reflete e melhora cada vez mais a qualidade do atendimento.

Tratamento personalizado

O tratamento personalizado cria uma relação maior de proximidade com os pacientes que se sentem importantes para o consultório. Acolher, ouvir e compreender os problemas de modo pessoal e individualizado é fundamental para criar uma atmosfera diferenciada de humanização no atendimento.

Ética profissional

A ética está diretamente ligada aos valores e moral que sustentam a prática da Medicina e conduta profissional.

A promoção de um ambiente ético fortalece a imagem e reputação do consultório, fazendo com que os pacientes tenham preferência, seja pelos serviços prestados ou pela forma como são atendidos.

Entendimento do sofrimento do paciente

Do agendamento ao tratamento é preciso entender a dor e necessidade de cada paciente para viabilizar o atendimento certo.

Compreender o sofrimento, cria maior proximidade e intimidade entre profissionais e pacientes, o que pode melhorar os resultados nos tratamentos.

Respeito às diferenças

As pessoas são diferentes, mesmo que estejam vivenciando situações parecidas.

Dito isso, respeitar a dor e necessidade de cada um, coloca o consultório em um lugar de destaque, onde a humanização se sobressai, deixando os pacientes mais à vontade para relatar seus problemas e aceitar as recomendações e tratamentos médicos.

Tome nota de todas as características listadas acima, afinal, aplicá-las em seu negócio é fundamental para implementar um atendimento humanizado na saúde, em sua clínica.

A humanização no atendimento pode ser a chave para o seu sucesso!

Como já dito anteriormente, o atendimento humanizado ao paciente colabora para a construção de uma relação de confiança, respeito e fidelidade entre consultório e público de modo geral.

Nesse contexto, é primordial saber ouvir, compreender a angústia pelo que o outro está passando e direcionar para o profissional ou especialidade certa.

As pessoas reagem, positiva ou negativamente, aos estímulos no atendimento e vão repassar suas impressões de acordo com o que recebem. O trabalho humanizado gera uma percepção de valor diante do atendimento personalizado, intimista e confiável.

Sendo assim, a humanização no atendimento pode ser o diferencial que um consultório precisa para se consolidar como marca e sobressair à concorrência no mercado. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido, tratado e ter seus problemas resolvidos?

Conte com a Método 3a!

Ok, agora você já sabe que a humanização estimula o crescimento, pessoal, profissional e empresarial, fundindo os interesses sem deixar de lado o foco de atenção nos cuidados com a saúde.

Logo, você vai querer disponibilizar serviços de saúde humanizados em seu negócio, trazendo benefícios para todos, pacientes e profissionais, elevando o nível de eficiência do consultório.

Nós, da Método 3a, esperamos que este guia possa te orientar da melhor forma para dar os primeiros passos na implementação de um atendimento humanizado ao paciente no seu negócio!

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