Gestão de marketing médico: importância e como fazer

Dicas de gestão de marketing médico.

Considerando as diversas possibilidades de divulgar um negócio, seja no meio offline ou online, ter uma boa gestão de marketing é imprescindível. Na área médica, o planejamento é ainda mais importante devido às particularidades dos serviços prestados.

Esse é um processo que assegura a aplicabilidade das ações, de acordo com as necessidades e objetivos. Assim, a clínica será mais organizada, transmitindo maior segurança aos pacientes ativos e credibilidade ao público prospectado.

Neste post você confere o conceito de gestão de marketing médico e seus pilares aplicados na saúde. Continue lendo para saber as vantagens para a sua clínica, como ter eficiência na implantação contando com a ajuda de uma agência especializada!

O que é gestão de marketing médico?

Entenda como fazer uma boa gestão de marketing médico!

É o gerenciamento que engloba processos, pessoas e estratégias de marketing, em ações previamente pensadas com objetivos e metas específicas. A intenção é alcançar e envolver o público-alvo no mercado, ampliando as chances e atrair mais clientes. 

Com campanhas direcionadas, a visibilidade tende a aumentar, o que no caso de uma clínica é essencial para a reputação e credibilidade médica. A consistência e seriedade das ações, colaboram para a construção de um relacionamento sólido. 

A gestão permite melhor visualização das ações e atividades inteiramente voltadas para o mercado. É um processo que vai além dos serviços médicos prestados, estabelecendo uma relação de custo-benefício, para oferecer aos pacientes uma experiência diferenciada e, ao mesmo tempo, potencializar o crescimento do negócio.

Os três pilares da gestão de marketing médico

A gestão de marketing se baseia em princípios fundamentais que norteiam as ações e permitem alcançar as metas e objetivos propostos.

1 – Pessoas

Considerando as atividades que serão desenvolvidas, é preciso montar um time com profissionais especializados e capacitados. Um dos desafios da gestão é formar e gerir uma equipe proativa, eficiente e visionária, capaz de colocar em prática as ideias planejadas e acompanhar seu desempenho à medida que forem implementadas.

Entre as habilidades esperadas e desejadas das pessoas envolvidas, estão:

– saber otimizar os mecanismos de busca para marcar a presença digital especialmente em um buscador de grande relevância como o Google;

– conhecer ferramentas de análise como o Google Analytics para coletar, tratar e transformar os dados em informações fornecidas em relatório sobre a performance e evolução das ações, meta e objetivos, seja diária ou mensal;

– ser atualizado sobre as mídias sociais e plataformas correspondentes em especificidades e particularidades de público e uso para sugerir o que faz mais sentido, se tratando do marketing médico;

– saber utilizar as plataformas e mídia paga para melhor investimento e veiculação de anúncios com potencial de retorno conforme as estratégias de marketing digital;

– ter expertise para identificar problemas de otimização site que estejam impedindo  aumento das taxas de conversão;

– ser capaz de produzir conteúdo com informações relevantes que estimulem o público a avançar em sua jornada pelo funil de vendas;

– usar a criatividade para desenvolver novas ideias para construção de campanhas mais assertivas;

– dominar técnicas de negociação com fornecedores e plataformas estabelecendo uma relação de custo-benefício, de acordo com o orçamento disponível;

– ser capaz de planejar, desenvolver, executar e acompanhar as ações estratégicas favoráveis ao negócio.

2 – Gestão da operação

Com o time formado será mais fácil gerir e controlar toda a operação suportada por um planejamento pensado em etapas. O gerenciamento das atividades, com atribuições individuais e coletivas pode ser feito usando ferramentas simples como o 5W2H, para cada campanha e plano de ação estruturados.

O controle e mapeamento da operação são primordiais para que o gestor consiga enxergar o que está dando certo e o que pode ser melhorado. Das estratégias implantadas ao uso dos recursos financeiros, gerir pessoas e processos conduz a empresa ao sucesso.

 3 – Resultados

No terceiro pilar está a necessidade de gerar resultados, caso contrário, traçar e implementar ações estratégicas terá sido um trabalho em vão. Por meio das métricas e indicadores, é fundamental mapear e acompanhar o progresso das ações para mensurar sua eficácia.

Uma etapa que permite reinvestir no que teve efeito positivo, ousar ainda mais nas metas ou reformular o que demanda algum tipo de ajuste, para que os resultados sejam ainda melhores e superem as expectativas.

Quais são as vantagens da gestão de marketing médico?

O conceito de gestão reflete a organização das ideias e padronização das ações, o que gera benefícios significativos. No caso do marketing médico, os ganhos se estendem, impactando diretamente a percepção e experiência dos colaboradores e pacientes.

Veja os pontos vantajosos do gerenciamento!

Conhecimento amplo do mercado e da concorrência

Fazer um planejamento consistente de marketing com ações gerenciadas de curto a longo prazo estimula o estudo do mercado e da concorrência. Só assim, será possível entender as potencialidades e deficiências para aprimorar ainda mais os serviços e, de modo estratégico, convencer o público de que sua clínica é a melhor alternativa.

Otimização de processos internos

A gestão leva à organização e, consequentemente, a um fluxo de processos internos mais otimizados. Além de todos saberem o que precisa ser feito e quais são as responsabilidades individuais e coletivas, as atividades sugerem uma rotina mais profissional, evitando o risco de erros, retrabalho e comprometimento da imagem.

Equipe mais motivada e uniforme

Uma equipe bem gerenciada sabe que pode contar com o suporte da liderança e, por isso,  se sente mais engajada, motivada e envolvida com o trabalho. O resultado são profissionais se dedicando ao máximo para que as ações sejam implementadas da forma correta e gerem retornos satisfatórios para a clínica.

Melhora da relação com o paciente

Embora na área médica, as consultas, exames e procedimentos sejam de extrema importância para o paciente, uma experiência positiva vai além da qualidade dos serviços.

As ações de marketing elevam o grau de relacionamento com os clientes e fortalecem o compromisso de fazer o melhor para que as pessoas tenham uma vida mais saudável — ações que geram maior proximidade e criam um vínculo mais duradouro.

Identificação dos melhores canais de atuação

A gestão leva à necessidade de planejamento com ações de marketing pensadas e programadas de acordo com os objetivos do negócio. Nem todos os canais e mídias sociais são ideais para veiculação de campanhas médicas e o gerenciamento permite filtrar e escolher o que pode ser mais alinhado em termos de público, alcance e tráfego.

Como realizar uma gestão eficiente de marketing médico?

Para funcionar, o gerenciamento de marketing médico precisa ser estratégico e feito em etapas, ou seja, respeitando o processo de planejamento e execução. Trouxemos algumas dicas para você implementar uma gestão bem-sucedida na sua clínica!

Entenda profundamente o seu cliente e as suas necessidades

O primeiro passo é fazer uma análise detalhada do cliente que você deseja prospectar ou fidelizar, para entender suas necessidades e preferências. Ao observar o comportamento e os hábitos, seja presencial ou online, é possível levantar suas principais demandas e desenvolver ações focadas na resolução de problemas.

Defina metas

Depois de compreender as necessidades, expectativas, identificando o que seu público-alvo espera da sua clínica é hora de traçar as metas. Com base no levantamento e análise, estabeleça objetivos e metas compatíveis com as ações e estratégias possíveis de implementar no momento.

Estruture o seu posicionamento e os canais de comunicação

Marcar presença online e adotar um posicionamento sistemático de atuação nas mídias sociais e canais de comunicação fortalece a imagem da clínica. Como tempo, a marca se torna conhecida e fácil de identificar fazendo com que o público associe rapidamente o nome aos serviços prestados.

Segmente os seus pacientes

Depois de conhecer o perfil do cliente e prospect, invista na segmentação de pacientes para aumentar as chances de alcance do público ideal. É melhor mirar as ações em um grupo de pessoas compatíveis com que sua clínica tem a oferecer, e intensificar as ações para estimular a conversão e fidelização.

Analise os seus resultados

Para toda ação estratégica implementada é importante ter meios de acompanhar e mensurar os resultados. Os indicadores e métricas permitem medir e quantificar o planejamento e, inclusive, avaliar os métodos e ferramentas utilizados pelo gestor.

Conte com um suporte especializado

Os médicos se preparam por anos para exercer uma das profissões mais importantes e bonitas do mundo, que exige dedicação, aprendizado contínuo, seguida de grande responsabilidade.

Como especialista da saúde, em vez de cuidar das estratégias de marketing seu tempo deve ser destinado aos pacientes. Por isso, vale a pena considerar a transferência da gestão para quem entende do assunto e saber conduzir as estratégias da melhor forma possível.

Solidifique a sua gestão de marketing com a Método 3a!

É exatamente essa a proposta a Método 3a, agência especializada em marketing médico composta por profissionais especializados e capacitados na área. Nossa missão é fazer com que as clínicas e consultórios tenham sucesso em suas estratégias e um crescimento sustentável.

Com uma gestão de marketing personalizada, planejamos campanhas alinhadas com as necessidades e objetivos dos nossos clientes. Aproveitamos as características do negócio para transformar e consolidar a presença digital, melhorando seu posicionamento de marca. Se você gostou deste post e deseja alavancar sua clínica com ações estratégicas de marketing, deixe que a Método 3a faça parte desse processo. Entre em contato com a gente agora mesmo!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Entenda a importância do engajamento do paciente.
Previous Story

Engajamento do paciente: qual é a importância e como fazer?

O que é desenvolvimento profissional
Next Story

Desenvolvimento profissional: otimize a sua carreira médica!

Latest from Marketing Médico

Go toTop