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Google ads

O que é Google Ads? Entenda os principais pontos sobre o assunto

Você sabe o que é o Google Ads? As ações de marketing digital são essenciais para impulsionar o negócio no ambiente online. Com isso, veicular as campanhas em uma das plataformas de anúncios de maior visibilidade do mercado  é uma boa estratégia.

Essa é uma forma de fazer com que a marca se torne mais conhecida e atraia potenciais clientes. Se tratando da área da saúde, fazer anúncios, além de apresentar os serviços e especialidades, estreita o relacionamento com o público-alvo.

Neste post você vai entender o que é o Google Ads e como ele pode colaborar nas campanhas de marketing médico. Continue lendo para conhecer os tipos de anúncios e os benefícios de uso da plataforma!

O que é o Google Ads?

É a plataforma de publicidade do maior buscador do planeta, que permite às empresas divulgarem seus produtos e serviços por meio de anúncios. Eles são exibidos em forma de links, a partir das pesquisas realizadas pelos usuários.

Os anúncios são segmentados, o que favorece negócios mais específicos, como no caso de consultórios e clínicas médicas. Considerando o histórico de buscas, os anúncios aparecem oportunamente para o usuário, sugerindo que ele avance em sua jornada.

Na procura por algo, ao inserir uma ou mais palavras-chave o usuário tem acesso a links patrocinados de anúncios pagos que têm o objetivo de responder às dúvidas e incentivar o usuário a entrar em contato.

Perceba que as palavras-chave exercem um papel de extrema importância para as estratégias de mídia paga. Os anúncios somente serão associados, quando as pesquisas tiverem uma conexão com o conteúdo da campanha, o que vai de encontro à necessidade de uso adequado das técnicas de SEO.

Como funciona o Google Ads?

Se tratando de ferramentas e recursos, o Google Ads oferece uma plataforma bem completa para publicação de diferentes tipos de campanhas e anúncios. Seu funcionamento é prático e dinâmico, permitindo uma divulgação mais abrangente e diversificada, aumentando o poder de alcance do público.

Como os anúncios são pagos, as chances de a clínica ou consultório aparecer nas primeiras posições do buscador são mais altas do que nos resultados orgânicos. Com a vantagem de que serão cobrados apenas os links acessados ou caso o usuário entre em contato com a empresa anunciante.

Tipos de anúncio

O Google Ads oferece diferentes tipos de anúncios e possibilidades de estratégias para serem usados de acordo com os objetivos de cada campanha. Veja como funcionam!

Anúncios na rede de pesquisa

Os links patrocinados são veiculados nos resultados de pesquisas, ou seja, assim que o usuário faz uma busca por palavras-chaves ou determinados termos. Os anúncios são destacados tanto no início quanto no fim da página de pesquisa e são apresentados com a tag “anúncio”.

Anúncios na rede de display

Exibidos em blogs, site de notícias, Apps de dispositivos móveis e conteúdo em vídeo, os anúncios aparecem como banners interativos ou texto nos sites parceiros Google.

Anúncios no YouTube

Um dos canais mais famosos e populares da internet, pelo YouTube Ads é possível veicular anúncios em diversos formatos em vídeo. O objetivo é envolver os usuários e diferentes modalidade dentro da plataforma:

  • anúncios TrueView Discovery – aparecem como sugestão de vídeo em uma pesquisa no YouTube, bem como na lateral dos vídeos relacionados
  • anúncios TrueView in-stream – aparecem no início, meio ou fim dos vídeos no YouTube e em sites e aplicativos parceiros de vídeo do Google, podendo o usuário pular após cinco segundos de exibição;
  • anúncios de vídeo bumper – aparecem antes, no meio ou após o vídeo, com duração máxima de seus segundos e não podem ser pulados pelo usuário;
  • anúncios out-stream – aparecem apenas em dispositivos móveis e em sites e aplicativos do Google.

Anúncios de aplicativos

São publicados dentro de aplicativos durante o uso e exibidos para toda a rede de pesquisa, YouTube, Google Play, Discover e outros apps com o objetivo de gerar downloads de aplicativos.

Anúncios de Google Shopping

É ideal para quem atua com vendas ou tem loja virtual, pois direciona os anúncios para usuários que pesquisam produtos, exibindo imagens e informações sobre a empresa ou loja.

Anúncios para lista de e-mail

Exibe anúncios de forma mais restrita, ou seja, apenas para pessoas que se cadastrem no seu site.

Google Ads para médicos

Google Ads para médicos

A área da saúde tem características mais específicas e os anúncios além de direcionados precisam estar de acordo com as regras do CFM (Conselho Federal de Medicina) no que se refere à publicidade médica.

Veja os tipos de anúncios que podem ser veiculados em campanhas de marketing médico:

  • conteúdos informativos –  informações relevantes passam credibilidade e são muito bem-vindas na área da saúde. Os conteúdos podem conter explicações e dicas sobre males e doenças, com foco nos cuidados com a saúde e qualidade de vida;
  • currículo profissional – apresentar as qualificações dos profissionais, sejam médicos ou técnicos, passa mais confiança ao público em busca de esclarecimentos sobre a saúde ou atendimento especializado;
  • entrevistas e lives – a publicação de entrevistas e lives realizadas com autoridades na área da saúde, tende a atrair o interesse de pessoas que estão buscando informações sobre o assunto abordado ou relacionado com o tema.

Também é permitido pelo CFM, conforme as novas regras, divulgar cursos e produtos, vídeos de procedimentos médicos e imagens de pacientes, desde que previamente autorizado, atendendo aos critérios de uso preestabelecidos.

Benefícios de anunciar no Google Ads

São muitas as vantagens de usar a plataforma do buscador para colocar as estratégias de mídia paga em prática. Confira os ganhos que sua clínica terá com a veiculação dos anúncios em um canal de grande visibilidade como o Google Ads!

Mais pacientes por menor custo

O pagamento dos serviços no Google Ads ocorre somente quando o usuário clica no anúncio ou entra em contato com a empresa. Dessa forma, a relação de custo-benefício vale a pena, já que você pagará por uma ação efetiva e chances reais de conversão.

Orçamentos planejados

A previsibilidade do budget destinado às campanhas de mídia paga no Google Ads permite maior controle dos gastos e projeção dos ganhos. Um orçamento planejado direciona a verba adequada para cada campanha, de acordo com seu potencial de retorno.

Segmentação

Os anúncios de links patrocinados podem alcançar um público mais específico, segmentado conforme o perfil e serviços prestados pela clínica. Assim, as campanhas serão personalizadas e as buscas realizadas por usuários que, de fato, buscam soluções para os seus problemas.

Aumento do tráfego

O volume de acessos e número de pessoas que clicam nos anúncios para conferir o conteúdo mostram o quanto uma campanha gerou de impacto nos usuários. Um bom tráfego impulsiona a jornada, gera interesse, fortalece o vínculo e aumenta o engajamento até chegar a uma relação mais duradoura e fidelizada.

Mensuração dos resultados

Uma das grandes vantagens de utilizar uma plataforma como o Google Ads para a divulgação de anúncios é poder gerar e coletar os dados da campanha para transformar em informações confiáveis de análise.

As métricas ajudam a mensurar a efetividade da estratégia e fazer apontamentos de melhoria ou correção. As mais utilizadas no Google Ads, são:

  • taxa de impressão – mostra o número de vezes que o anúncio foi exibido;
  • custo por aquisição (CPA) – mostra o custo de cada ação, que pode ser o download de um material, agendamento de consulta;
  • taxa de cliques (CTR) – mostra a quantidade de cliques em um anúncio;
  • custo por clique (CPC) – mostra o custo de cada clique;
  • retorno do investimento (ROI) – indica o retorno do valor investido;
  • taxa de conversão – mostra quantos usuários executam uma ação proposta pela campanha ou anúncio;
  • taxa de rejeição – indica o número de pessoas que entraram, mas não permaneceram ou deixaram de fazer uma ação direcionada pela campanha ou anúncio.

Como criar uma conta no Google Ads?

Fazer uma campanha de anúncio pago no Google Ads exige a criação de uma conta e entendimento de como funciona a plataforma. Para que as estratégias e ações sejam efetivas é preciso dominar as técnicas do marketing digital e a melhor forma de fazer isso é contar com a ajuda de especialistas.

Conte com a Método 3a Médico

Uma agência especializada em marketing médico consegue ajudar sua clínica nas etapas mais importantes de uso do Google Ads, desde criar a conta até mensurar a performance das campanhas.

A Método 3a possui um time preparado para elaborar e gerenciar campanhas de mídia paga com foco na conversão, utilizando os links de anúncios patrocinados. Ao terceirizar os serviços de marketing da sua clínica, você terá:

  • planejamento estruturado – personalizado de acordo com os objetivos e demandas da clínica ou consultório;
  • palavras-chave – identificação das melhores e mais relevantes palavras-chave, escolhidas de acordo com o perfil da marca e do público-alvo;
  • comportamento do usuário – observação contínua do  público, suas ações e reações a fim de identificar suas necessidades para encontrar as soluções mais adequadas;
  • direcionamento dos anúncios – com tanta oferta de soluções disponíveis na internet, o usuário precisa de motivos consistentes para clicar em um link patrocinado, o que requer a criação de anúncios mais segmentados e personalizados;
  • conteúdo relevante – a escolha do conteúdo para constar no anúncio é fundamental para uma clínica ou consultório, uma vez que o público desse segmento está em busca de informações e esclarecimentos, para só então agendar um horário;
  • métricas e indicadores – os especialistas estão sempre de olho no comportamento do usuário em seus resultados de busca e ações subsequentes, recorrendo às métricas para mensurar e medir a eficiência dos anúncios veiculados.

O Google Ads é uma ferramenta potente que vai contribuir para que sua clínica apareça e cresça de maneira consistente e  Método 3a é a parceira ideal para ajudar você a desenvolver campanhas e anúncios mais assertivos.

Gostou do post? Então aproveite para conhecer todos os serviços da nossa agência e como podemos ajudar sua clínica crescer e conquistar mais pacientes!

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