Marketing digital: principais respostas para você médico

Marketing digital

O ambiente online é um espaço repleto de oportunidades para todos os tipos de negócios, inclusive, da área da saúde. Para estabelecer uma comunicação com o público certo e captar mais clientes é preciso investir no marketing médico digital.

Com as estratégias focadas na criação e desenvolvimento de uma relação entre o consultório e o público é preciso direcionar as ações. Do conceito à prática, a ideia é apresentar soluções que ajudem a transformar um visitante em potencial paciente.

Neste post você confere o que é marketing digital, quais são as principais estratégias, vantagens e conceitos. Continue lendo e saiba como uma agência especializada pode auxiliar nesse desafio!

O que é marketing digital?

Entendido como um conjunto de ferramentas e soluções voltadas para o ambiente virtual, o marketing digital tem como objetivo o relacionamento na web. Sua missão é conectar negócios e pessoas interessadas no que a empresa oferece para converter em clientes.

Dessa forma, diversas estratégias de comunicação, gradativamente, o público vai interagindo e se aproximando, envolvido pelas informações transmitidas. As chances de ganhar a confiança e preferência são grandes quando existe um plano de marketing digital bem definido.

Estratégias de Marketing Digital

O marketing médico digital se vale das estratégias para viabilizar as ações colocadas na web com o intuito de convencer o público.

É preciso planejamento, métodos, técnica e criatividade para sobressair e ter vantagens sobre a concorrência.

Para isso, é importante estudar o público-alvo a fundo para conhecer seus hábitos, comportamentos e desejos. Assim, será possível traçar estratégias mais alinhadas e obter melhores resultados. Veja as principais!

Inbound Marketing

Chamado de marketing de entrada, se baseia nos pilares da atração, conversão, vendas e encantamento. Com ele, é possível atrair o potencial cliente de modo mais natural, ou seja, sem a obrigação de se vincular à marca.

É um método de conquista e não de compra, de ganhar a confiança e não de “empurrar” um produto ou serviço. As aplicações de Inbound Marketing devem ser usadas para convencer, porém, sem pressionar o público abordado.

A estratégia consiste em:

  • Atração de tráfego de visitantes – por meio da busca orgânica no Google ou direcionada por mídia paga;
  • Conversão de leads – fornecimento de informação de acordo com o interesse demonstrado pelos usuários;
  • Transformação de leads em clientes – nutrição até chegar à intenção de negócio com a marca;
  • Encantamento dos clientes – nutrição pós-venda com a intenção de manter o vínculo e fazer com que o cliente se torne promotor natural da marca.

Marketing de Conteúdo

Um conteúdo relevante deve ser didático e esclarecedor, para responder às principais dúvidas dos leads, consumidores e clientes. A objetividade e clareza das informações é crucial para o bom entendimento, já que é comprovado que bons conteúdos mantêm a audiência dos blogs e redes sociais elevada.

A autoridade apresentada nas publicações faz com que as páginas ocupem as primeiras posições no ranking de buscadores como o Google. Essa é uma prova das visitações, o que ajuda a referenciar a marca, chamar a atenção e atrair mais clientes.

Entre os principais formatos de conteúdo, estão:

  • Blog posts
  • Áudios
  • Vídeos
  • E-books
  • Infográficos
  • White papers
  • Webinars

Vale ressaltar a importância das palavras-chave na produção de conteúdo para web, uma vez que são facilitadoras na busca feita pelos usuários. Uma ou mais palavras-chave são usadas para resumir a ideia central do conteúdo — os buscadores usam algoritmos para identificar e conectar as keywords às páginas.

Site Institucional

O site empresarial é como se fosse o espaço do consultório, porém na internet, com informações dispostas para serem encontradas com facilidade. As informações, imagens, depoimentos e vídeos precisam demonstrar o que o paciente tem a ganhar ao decidir agendar uma consulta ou realizar um tratamento.

Redes Sociais

Mídias como Instagram, Facebook e LinkedIn, podem ser altamente eficazes na comunicação com o público-alvo. Tanto o conteúdo, quanto o site e redes sociais devem seguir as regras do Conselho Federal de Medicina em relação ao que pode e o que não pode fazer no marketing médico.

Vantagens do Marketing Digital

A internet e a transformação digital não devem ser inimigas de atividades convencionais como as da área da saúde e sim aliados para trazer benefícios de médio a longo prazo.

Nesse contexto, o marketing médico digital só tem a agregar, já que os consumidores cada vez mais, recorrem à web para fazer compras e contratar serviços.

Das diversas vantagens de ter um bom planejamento voltado para a web, se destacam:

  • Interatividade – por meio de canais como redes sociais, blog do site ou chat, o público pode se conectar e comunicar com o consultório 24 horas por dia;
  • Direcionamento – o marketing digital para médicos permite conteúdos, definição de canais, ações e estratégias mais alinhados com o perfil do público;
  • Mais oportunidade – a presença online aumenta a visibilidade e por consequência as possibilidades de alcançar um número maior de pessoas;
  • Menor custo – comparado aos gastos do marketing tradicional, as estratégias digitais têm um custo-benefício muito maior;
  • Análise e mensuração – todas as ações executadas web podem ser monitoradas e mensuradas para atestar sua eficiência e gerar tópicos de análise;
  • Aumento do ROI – ter um retorno satisfatório do investimento é tão importante quanto crescer o número de clientes;
  • Maior alcance – com acesso irrestrito, dentro de fora do país, milhares de pessoas podem encontrar seu consultório e buscar atendimento;
  • Personalização – ações personalizadas geram maior proximidade com o público.
Conceitos do Marketing Digital

Conceitos do Marketing Digital

As ferramentas e aplicações do marketing digital são simples e dinâmicas, porém, demandam dos profissionais envolvidos, conhecimento das principais definições que direcionam as estratégias de marketing e permitem alcançar os resultados almejados:

Público-alvo

Refere-se ao grupo de pessoas com características dentro dos perfis demográfico, comportamental e socioeconômico. A  partir disso, é possível prosseguir com a segmentação considerando aspectos como estado civil, sexo, idade, gênero, região de moradia, hábitos de compras, interesses, profissão e formação.

Persona

Ao contrário do público-alvo, a persona é uma espécie de personagem semi fictício, que representa o consumidor ou cliente ideal para o consultório. Para definir cada persona, uma série de fatores é levada em conta desde o nome, idade, gênero e escolaridade até gostos, preferências, desejos e necessidades.

Lead

O lead é aquele visitante que entra no site ou blog da empresa, que pode ter origem na curiosidade, indicação ou anúncio de mídia paga. De modo geral, ele permanece interessado e consumindo os conteúdos, demonstrando a possibilidade de conversão com suas ações dentro da página.

Funil de Vendas

Todo consumidor possui uma jornada de compras, não importa se de produtos ou serviços e com isso, percorre diferentes estágios no chamado funil de vendas. Em formato de pirâmide invertida, o funil é dividido em três categorias:

  • Topo de Funil – estágio em que ainda não há intenção de compra ou o visitante ainda não sabe ao certo o que procura ou deseja;
  • Meio de Funil – estágio em que o visitante já é um potencial cliente, mas não tomou uma decisão de compra;
  • Fundo de Funil – estágio em que o visitante está prestes a se tornar um cliente uma vez que demonstra maior predisposição para uma decisão favorável.

Landing Page

Como porta de entrada do site, o objetivo da Landing Page é gerar leads e prospectar cada vez mais consumidores, clientes em potencial.

SEO

O Search Engine Optimization ou simplesmente SEO é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital para médicos.

Trata-se da otimização de buscadores como o Google, por exemplo, que ajuda a posicionar as páginas de um site no topo da lista quando um usuário pesquisa termos ou palavras-chave relacionadas ao tipo de negócio, no caso, o consultório médico.

CTA

Em muitos casos o usuário ou leitor precisa de um direcionamento para tomar alguma ação, essa é, no marketing digital, a função da CTA, a Call to Action ou chamada para a ação.

A CTA estimula baixar um material, se inscrever em um evento, complementar a leitura, assinar a newsletter para receber conteúdos e atualizações.

Fluxo de Nutrição

O envio automático e sequencial de e-mails com informações e conteúdos para deixar o futuro cliente bem informado e atualizado é uma tática que pode dar muito certo dentro do marketing digital para médicos.

No entanto, é preciso ter cuidado para que a ação não se transforme em algo maçante, preservando sempre o bom senso para estreitar o relacionamento de modo natural.

Por que terceirizar o Marketing Digital com o Método 3ª?

As aplicações do marketing digital dependem de um planejamento estratégico para surtirem o efeito desejado. É um processo que demanda tempo, expertise e acompanhamento, para entender o que está dando certo e o que preciso de correção ou ajuste.

Assim, contar com um time especializado, além de garantir a efetividade das ações, libera todos os profissionais envolvidos diretamente nas atividades do consultório para se dedicarem exclusivamente ao atendimento dos pacientes.

A Método 3a é uma agência de marketing digital para médicos, que possui um time de especialistas altamente capacitados para elaborar e colocar em prática um plano consistente de marketing digital.

Ajudamos seu consultório a ter sucesso enquanto negócio, no uso combinado de estratégias e ferramentas como:

  • Site;
  • Campanha de Google Ads;
  • Gerenciamento de tráfego pago;
  • Anúncio no Facebook;
  • Google Meu Negócio;
  • WhatsApp Business Setup
  • Google Analytics;
  • Tracking de eventos;
  • Google Search Console;
  • Anúncios no Instagram;
  • Otimização de SEO.

Dessa forma, nossa missão é garantir maior efetividade das estratégias de marketing digital, colocar as ações em prática e monitorar os resultados para que você não precise se preocupar com os conteúdos, redes sociais e nem gastar muito dinheiro.

Se você gostou deste post e deseja aumentar a presença digital do seu consultório e alavancar enquanto negócio, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar nesse desafio!

Quer vender mais? Fale conosco!


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