Em um mundo cada vez mais digital, a presença online tornou-se crucial para profissionais de saúde. Por isso, a gestão de Google Ads é um dos pilares para alcançar o sucesso nesse ambiente.
No Método 3a, entendemos as necessidades dos médicos e clínicas, e estamos comprometidos em fornecer serviços de gestão de anúncios no Google Ads que não apenas aumentem a visibilidade, mas também maximizem o retorno sobre o investimento (ROI).
Neste artigo, exploraremos como nossa abordagem personalizada e focada em resultados pode levar a sua presença digital ao próximo nível, permitindo que você se concentre no que faz de melhor: cuidar dos seus pacientes.
O que é o Google Ads?
O Google Ads, anteriormente chamada de Google AdWords, é uma plataforma de publicidade online poderosa e versátil oferecida pelo Google.
Nela é possível que médicos e clínicas promovam seus serviços e alcancem um público-alvo específico por meio de anúncios exibidos nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros e em diversas outras plataformas relacionadas à rede Google.
Com o Google Ads, é possível criar campanhas altamente direcionadas e mensuráveis, o que o torna uma ferramenta fundamental para qualquer estratégia de marketing digital voltada para o setor médico.
Vale ressaltar que, na área médica, conforme a Resolução CFM nº 1.974/2011 da publicidade médica, algumas informações são obrigatórias em qualquer tipo de campanha publicitária:
- nome do profissional;
- área de atuação;
- número do registro no Conselho profissional;
- número do registro de qualificação, caso o profissional seja especialista.
Como funciona o Google Ads?
O funcionamento do Google Ads é baseado em um modelo de publicidade por pagamento por clique (PPC), onde os anunciantes pagam uma taxa toda vez que um usuário clica em seu anúncio.
No entanto, o sucesso de uma campanha no Google Ads vai além do simples pagamento por clique; ele envolve a criação e otimização cuidadosa de anúncios para atingir os resultados desejados.
Entenda melhor cada fase, ação e etapa na criação de anúncios no Google.
Palavras-chave relevantes
O primeiro passo é escolher palavras-chave relevantes para seus serviços médicos, da mesma forma como escolhemos as palavras para as estratégias de SEO. Essas palavras-chave são os termos ou frases que os usuários do Google provavelmente usarão ao buscar informações relacionadas à saúde ou a serviços médicos.
Por exemplo: pediatra em Juiz de Fora, tratamento de pele, neurologista, pediatra e etc.
Criação de anúncios
Em seguida, é hora de criar anúncios atraentes e relevantes. Os anúncios devem ser direcionados para responder às necessidades e intenções dos usuários. Por isso, precisam ter um título cativante, texto descritivo e um link para a página de destino, que pode ser para o WhatsApp, seu site ou até, para as redes sociais.
Lances e orçamentos
Lance é o valor máximo que você está disposto a pagar por clique em seu anúncio. Além de colocar quanto quer gastar em cada lead, é preciso estabelecer um orçamento diário para controlar seus gastos com publicidade.
Segmentação
O recurso de segmentação do Google possibilita escolher localidades e regiões específicas para veicular o anúncio. No caso da sua clínica, você pode alterar para as proximidades do endereço físico estabelecendo distâncias em todas as direções — essa funcionalidade pode segmentar em país, estado, região, cidade ou raio de distância.
Uma segmentação de área geográfica mais ampla, beneficia uma campanha, devido ao acesso a várias regiões que podem contemplar todo o país, áreas como estados, cidades e territórios, aumentando a capacidade de gerar conversões, cliques ou até mesmo impressões dos usuários interessados nos serviços da sua clínica.
Avaliação e otimização
Depois que sua campanha está no ar e sua estratégia de marketing digital está acontecendo, o trabalho não acabou!
É preciso monitorar o desempenho de suas campanhas regularmente. Avaliando as métricas como taxas de cliques, conversões e custo por aquisição. Com base nos resultados, otimize suas campanhas, ajustando palavras-chave, orçamentos e estratégias de lances.
Por cauda da necessidade de acompanhamento diário da campanha de Google, muitas pessoas preferem terceirizar o marketing.
Se for esse o seu caso, não se preocupe, nós do M3a podemos te ajudar nisso.
Como otimizar campanhas de Google Ads
Otimizar campanhas de Google Ads é essencial para obter o máximo retorno sobre o investimento que você está fazendo. Veja algumas dicas para conseguir o máximo das suas campanhas Google.
Refine as palavras-chave
Imagine que você é um cirurgião plástico e está executando uma campanha de Google Ads para promover seus serviços de rinoplastia.
Em vez de usar termos genéricos como “cirurgia plástica”, refine suas palavras-chave para incluir termos mais específicos, como “rinoplastia em São Paulo” ou “especialista em correção nasal”. Isso ajudará a direcionar sua campanha para um público que está procurando exatamente o que você oferece, aumentando a relevância e a taxa de cliques.
Adição e negativação de palavras
As palavras negativas são termos que impedem o aparecimento do anúncio, ou seja, não vão deixar seu anúncio aparecer caso alguém pesquise por frases que tenham aquela palavra que você não quer aparecer.
Por exemplo, se seu consultório ou clínica oferece serviços e atendimento para o público adulto, as palavras-chave negativas podem limitar a busca, vetando a pesquisa que envolva termos como “pediatria” ou “pediátrica”.
Melhore os anúncios
Como dito anteriormente, é preciso sempre voltar e repensar os anúncios feitos, seja para decidir manter, ou para conseguir fazer os “ajustes finos” na sua estratégia.
Por exemplo, se você gerencia uma clínica de dermatologia e deseja ter apenas pacientes em busca de tratamentos de acne. Ao melhorar seus anúncios, você pode criar variações que destacam os benefícios específicos de seus tratamentos, como “Elimine a acne de forma eficaz” ou “Pele limpa e saudável com nossa abordagem personalizada”.
Aqui também é a hora de testar variações para descobrir qual delas vai funcionar melhor com seu público, resultando em maior CTR e mais conversões.
Ajuste o orçamento
A grande vantagem das campanhas de Ads é que você controla o orçamento como bem entender, podendo parar um anúncio ou triplicar o saldo dela.
Por exemplo, em uma clínica de fisioterapia, você pode ter uma campanha de Google Ads para promover tratamentos de reabilitação.
Se perceber que as campanhas direcionadas a pacientes com lesões esportivas têm um desempenho melhor, pode direcionar seu orçamento para alocar mais recursos para essas campanhas. Isso permitirá que você maximize o retorno sobre o investimento nessas áreas específicas de especialização.
A/B testes
Quer fazer saber qual anuncio está convertendo mais ou qual a melhor comunicação com seu público? Então, faça um teste A/B.
Imagine que você gerencia um centro de estética e deseja que seus anúncios direcionem os usuários para uma página que promove seus procedimentos de rejuvenescimento facial.
Então, você pode criar dois anúncios, cada um com um texto e uma página de destino com imagens, depoimentos e descrições dos procedimentos diferentes.
Então, você deixa rodando por 1 mês, ou o tempo que preferir. Assim faz um teste A/B dos resultados, analisando as taxas de conversão e agendamentos.
Assim, você poderá determinar qual versão da página é mais eficaz em convencer os visitantes a agendar consultas ou entrar em contato.
Terceirize a Gestão de Ads
A sua rotina profissional não é fácil, então, por que complicar ainda mais ela ao colocar o peso de gerir a própria marca?
Terceirizando a gestão de Ads para a Método 3a, você se beneficia do conhecimento especializado e da experiência em marketing digital focado na área médica. Nossa abordagem personalizada e orientada para resultados, garante que suas campanhas sejam otimizadas continuamente, maximizando a visibilidade, a relevância e o impacto.
Não deixe o desafio da gestão de campanhas de Google Ads comprometer seu tempo e recursos valiosos. Confie no Método 3a para cuidar de sua estratégia de publicidade digital. Assim, você se concentre no que faz de melhor: fornecer cuidados excepcionais aos seus pacientes. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos elevar sua presença online a um novo patamar.
Quer vender mais? Fale conosco!