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Quando enviar e-mail marketing?

Confira exemplos dos tipos de e-mail marketing para clínicas

No mundo digital, o e-mail marketing se destaca como uma ferramenta crucial para as estratégias de marketing médico.  Mas se engana quem acha que só existe uma forma de fazer. Isso porque, existem 8 tipos de e-mail marketing.

Isso porque, ele permite uma comunicação direta e personalizada com os pacientes, o que é bem-visto, já que estamos na geração da comunicação personalizada. Além da proximidade, os profissionais de saúde podem fornecer informações importantes, promover serviços relevantes e cultivar relacionamentos duradouros. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, vem com a gente do Método 3a e vamos explorar os diferentes tipos de e-mail marketing e como eles podem ser aplicados com eficácia na indústria da saúde.

O que é e-mail marketing? 

O e-mail marketing é uma forma de comunicação direta que permite o envio de mensagens relevantes e oportuna. Dessa forma, por meio de campanhas de e-mail bem planejadas, os profissionais de saúde podem alcançar um público-alvo específico e transmitir informações valiosas sobre serviços médicos, promoções e eventos importantes.

Mas não se preocupe, enviar e-mails pode ser muito mais simples e automatizado do que imagina. Se quiser entender mais sobre o que é e-mail marketing e como começar a fazer isso, acesso nosso conteúdo sobre o assunto. 

Leia agora mesmo “E-mail Marketing: por que usar em sua clínica”

Tipos de e-mail Marketing  

Agora que você já entendeu o que é e-mail marketing, conheça os 8 tipos e qual a finalidade de cada um.

Com uma compreensão clara dos diferentes tipos de e-mail marketing, os profissionais de saúde podem desenvolver estratégias personalizadas para se envolver de forma eficaz com os pacientes, fortalecendo a conexão, a confiança ao longo do tempo e o branding.

Confira quais são os tipos e e-mails e veja um exemplo de cada um.

1.Promocionais

Esse tipo de e-mail é aquele que oferece descontos, promoções ou ofertas especiais aos assinantes, incentivando-os a explorar serviços médicos específicos.

Exemplo de e-mail promocional: “Oferta Especial de Check-up Anual! Receba 20% de desconto ao agendar seu check-up até o final do mês.”

2. Boletins Informativos

Já os e-mails periódicos são aqueles que fornecem informações atualizadas sobre avanços médicos, novos tratamentos e dicas de bem-estar para os pacientes.

Eles são excelentes para serem usados alinhados a campanhas de conscientização, como outubro rosa, novembro azul e etc. 

Exemplo: “Novidades em tratamentos de saúde mental: como a terapia cognitivo-comportamental está transformando vidas.”

3. Acompanhamento

Os e-mails e acompanhamento já dizem muito sobre sua finalidade. Eles são enviados após consultas ou procedimentos para fornecer informações adicionais sobre cuidados pós-tratamento e garantir um acompanhamento eficaz.

Exemplo: “Obrigado por sua Visita! Aqui Está um Guia Completo para o Cuidado Pós-Operatório.”

4. Bem-vindo

Agora o tipo de e-mail mensagens de boas-vindas é curto, leve e informativo. Porém, ele é geralmente automatizado em plataformas próprias e servem para introduzirem novos pacientes aos serviços e valores únicos oferecidos pela clínica ou consultório.

Exemplo: “Bem-vindo à Nossa Clínica! Conheça Nossos Médicos e Serviços Especializados.”

5. Abandono de Carrinho

Esse tipo de e-mail é estrategicamente enviado aos pacientes que abandonaram consultas ou agendamentos, incentivando-os a reagendar e receber o cuidado necessário.

Exemplo: “Parece que Você Precisa de Mais Informações! Reserve um Tempo para Conversar com Nossos Especialistas e Esclarecer Suas Dúvidas.”

6.Aniversário ou Datas Especiais

Quem não gosta de receber uma mensagem personalizada em seu aniversário? E é exatamente essa a finalidade dos e-mails para parabenizar o aniversário ou alguma data importante. Assim, você demonstra proximidade e apreço pelo seu paciente. 

Exemplo: “Feliz Aniversário! Celebre Com Saúde e Bem-Estar – Receba um Desconto Especial em Nossos Programas de Fitness.” 

7. Ativação ou Reengajamento

Já os tipos de e-mails focados em ação servem para reacender o interesse de pacientes inativos, incentivando-os a agendar consultas de acompanhamento ou exames preventivos.

Mas não só isso, as vezes eles também pode ser usados para engajamento de um post, conteúdo de blog ou outra estratégia de marketing. 

Exemplo: “Estamos Aqui para Apoiá-lo! Agende uma Consulta de Acompanhamento para Avaliar seu Progresso e Ajustar seu Plano de Tratamento.”

8. Agradecimento

O marketing na saúde precisa ser informativo e etico, porém, também deve ser leve e próximo. Por isso, nada mais justo do que agradecer a quem confia em você. Seja ao ir em uma consulta ou comprar um curso. 

Entao, nos e-mails de agradecimento, demonstre gratidão e ofereça suporte contínuo para qualquer dúvida ou preocupação.

Exemplo: “Agradecemos Sua Confiança! Nossa Equipe está Disponível para Qualquer Dúvida ou Preocupação – Entre em Contato a Qualquer Momento.”

Melhores ferramentas de e-mail marketing

Melhores ferramentas de e-mail marketing

Agora que você já conhece os diferentes tipos de e-mails e sabe quando enviar cada um, vamos te explicar como fazer o envio de forma simples e prática. 

Para isso, você pode contar com a ajuda das ferramentas de automação de e-mail marketing. Conheça agora as principais do mercado nacional e internacional. 

MailChimp

O MailChimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais populares do mercado. É uma boa opção para pequenas e médias empresas que precisam de uma ferramenta fácil de usar e acessível. 

Constant Contact

O Constant Contact é outra ferramenta de e-mail marketing popular. É uma boa opção para empresas de todos os tamanhos que precisam de uma ferramenta com recursos avançados. 

RD Station

O RD Station é uma ferramenta de marketing digital que inclui um módulo de e-mail marketing. O RD Station é uma boa opção para empresas que precisam de uma ferramenta integrada para gerenciar suas campanhas de e-mail marketing, marketing de conteúdo e automação de marketing. 

GetResponse

Ainda, temos o GetResponse como uma ferramenta que ajuda desde a criação, até a mensuração dos resultados. Inclusive, você consegue personalizar todo o seu trabalho, de modo a tornar o e-mail marketing ainda mais exclusivo.

HubSpot

Além de recursos de e-mail marketing, o HubSpot oferece um CRM integrado, permitindo uma abordagem holística para o relacionamento com os pacientes e a gestão de leads.

Quando enviar e-mail marketing?

No cenário dinâmico do marketing médico moderno, o uso estratégico de ferramentas de e-mail marketing é essencial para promover a comunicação eficaz com os pacientes e fortalecer o engajamento com a comunidade médica. 

Por isso, não tenha medo de adicionar essa funcionalidade em seu marketing de relacionamento

Porém, é preciso prestar atenção as regras do CRM em relação à publicidade médica, assim como tomar cuidado para não ser chato, ao enviar muitos e-mails seguidos. 

O ideal é manter um envio semanal, escolha entre os 8 tipos de e-mails. 

Vale também destacar a importância das news, nelas você pode falar sobre as promoções do mês, novidades da sua clínica, do setor e até, fazer indicações e dicas de cuidados. Entretanto, lembre-se de não indicar tratamentos, deixe as dicas girarem em torno de cuidados simples, como alimentação, hidratação e cuidados gerais não segmentados ou focados em medicações.

Conte com o Método 3a para cuidar da sua estratégia de marketing

Se você deseja implementar estratégias de e-mail marketing eficazes para sua prática médica, nossa equipe especializada do Método 3a está pronta para ajudar. Aproveite nosso conhecimento especializado no setor médico e deixe-nos desenvolver campanhas personalizadas que fortalecerão o relacionamento com seus pacientes e impulsionarão o crescimento do seu negócio. 

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos elevar o marketing da sua clínica ou consultório para o próximo nível.

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