Método 3a Médico: Marketing Médico em Florianópolis

logo horizontal metodo 3a medico marketing médico
Email Marketing

E-mail Marketing: por que usar em sua clínica 

O e-mail marketing é um dos recursos mais ricos para quem quer investir em uma estratégia de atração, conversão e mesmo captação de clientes.

Com um formato acessível e, ao mesmo tempo, que permite a transmissão de informações de forma mais completa, muitas clínicas têm investido no disparo de e-mail marketing para trazer mais tráfego para o seu negócio.

Se você está estudando sobre estratégias e ferramentas de marketing digital para o segmento médico, está na hora de conhecer mais sobre o e-mail marketing. Aliás, vamos até te ajudar a entender por que vale a pena usar esse recurso em sua clínica ou perfil.

Vamos lá?

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que consiste no envio de e-mails para uma lista de contatos com o objetivo de promover produtos, serviços ou conteúdo. Dessa forma, ele é uma forma eficaz de se comunicar com clientes e prospects, e pode ser usada para uma variedade de objetivos.

Veja como essa estratégia funciona:

  • A empresa cria uma lista de contatos, que pode ser composta de clientes existentes, prospects ou pessoas que se inscreveram para receber e-mails da empresa;
  • A empresa cria e envia e-mails para a lista de contatos;
  • Os destinatários dos e-mails podem abrir, clicar nos links ou responder aos e-mails;
  • A empresa pode medir os resultados das campanhas de e-mail marketing para identificar o que está funcionando e o que não está.

Para o segmento da saude, esse conteúdo deve ser totalmente ajustado a fim de apresentar os serviços da clínica e se aproximar dos seus pacientes.

Por que utilizar e-mail marketing?

É claro que o e-mail pode ser usado para alcançar diferentes objetivos, mas, na prática, ele se mostra uma das ferramentas mais viáveis para quem deseja criar uma ação simples e eficiente.

Para que você consiga entender melhor e com mais detalhes por que utilizar e-mail marketing na sua estratégia, nós trouxemos alguns motivos de fácil compreensão.

Veja só quais são eles:

Grande alcance

O e-mail é uma forma eficaz de alcançar um grande número de pessoas sem muito esforço. Segundo a Statista, em 2023, havia cerca de 4,66 bilhões de usuários de e-mail no mundo. 

Nesse sentido, independentemente do seu público-alvo, você tem a oportunidade de alcançar um grande número de pessoas com suas campanhas de e-mail marketing.

Alcance previsível

Além de grande, o alcance do e-mail marketing é previsível. Você sabe quantas pessoas estão na sua lista de contatos e pode estimar quantas pessoas abrirão e clicarão nos seus e-mails. 

Dessa forma, se torna mais fácil medir o sucesso das suas campanhas e fazer interferências, caso seja necessário.

Formato flexível

O e-mail marketing tem uma forma flexível de comunicação. Isso porque, você pode usar o e-mail para enviar uma variedade de conteúdo, incluindo texto, imagens, vídeos e links. 

Isso permite que você crie e-mails que sejam relevantes e atraentes para o seu público-alvo, inclusive explorando conteúdos de diferentes formatos.

Baixo investimento

O e-mail marketing é uma forma relativamente barata de marketing. Você só precisa de uma lista de contatos e um software de e-mail marketing.

Para quem busca uma opção de divulgação eficiente e de baixo custo, vê o e-mail marketing como uma opção acessível para empresas de todos os tamanhos.

Canal próprio

Por fim, no marketing entendemos que a ferramenta de e-mail é um canal próprio. Isso significa que você tem controle total sobre o conteúdo e a distribuição dos seus e-mails. 

Dessa maneira, é possível ter mais flexibilidade e controle sobre as suas campanhas de e-mail marketing, além de personalizar suas campanhas de forma mais assertiva.

Qual o papel do e-mail marketing na sua estratégia de marketing?

Se você quiser entender resumidamente qual o papel do e-mail marketing na sua estratégia de marketing, poderíamos dividi-lo em três grandes objetivos, que são:

  • Atrair novos clientes: Os e-mails podem ser usados para gerar leads, ou seja, pessoas que demonstraram interesse nos produtos ou serviços da empresa;
  • Construir relacionamentos com clientes: Os e-mails podem ser usados para manter contato com os clientes e fornecer informações e atualizações;
  • Promover vendas: Os e-mails podem ser usados para anunciar produtos ou serviços novos ou em promoção.

Por isso consideramos o e-mail marketing um recurso versátil, que pode te ajudar em diferentes estratégias, ações e até mesmo em campanhas completas.

Tipos de E-mail Marketing

Depois de entender o que é e como funciona o e-mail marketing, podemos dar continuidade ao nosso conteúdo. 

Para que você desenvolva uma boa campanha de e-mail marketing, o primeiro passo é conhecer os tipos diferentes de modelo, para identificar qual deles é o mais adequado para a sua estratégia.

Os principais tipos de e-mail marketing que você pode usar são:

Newsletter

Uma newsletter é um tipo de e-mail marketing que é enviado regularmente, geralmente semanalmente ou mensalmente, cujo objetivo é manter os contatos atualizados sobre as últimas notícias, produtos ou serviços do médico. 

A newsletter pode incluir uma variedade de conteúdo, como artigos, vídeos, infográficos e promoções.

E-mail promocional

Um e-mail promocional é um tipo de e-mail marketing que é enviado para promover um produto ou serviço específico. 

O objetivo do e-mail promocional é aumentar as vendas ou gerar leads. Por isso, ele pode incluir uma chamada à ação, como um link para uma página de vendas ou um formulário de inscrição.

E-mail sazonal

Um e-mail sazonal é um tipo de e-mail marketing que é enviado em uma época específica do ano, como Natal, Páscoa ou Dia das Mães. 

O objetivo do e-mail sazonal é aproveitar as oportunidades de vendas de uma determinada época do ano. O e-mail sazonal pode incluir promoções, descontos ou ofertas especiais.

E-mail de boas-vindas

Um e-mail de boas-vindas é enviado para novos contatos que se inscreveram para receber e-mails do médico. 

O objetivo do e-mail de boas-vindas é agradecer ao novo contato por se inscrever e apresentar o médico. O e-mail de boas-vindas pode incluir uma oferta especial ou um desconto para incentivar o novo contato a fazer uma consulta.

E-mail para clientes e Leads inativos

Um e-mail para clientes e Leads inativos é um tipo de e-mail marketing que é enviado para contatos que não interagem com o médico há algum tempo. 

O objetivo do e-mail para clientes e Leads inativos é reavivar o interesse desses contatos pelo médico. Por isso, ele pode incluir uma oferta especial ou um desconto para incentivar esses contatos a voltar a agendar uma consulta.

E além dos tipos de e-mails mencionados acima, existem outros tipos que podem ser usados para alcançar diferentes objetivos de marketing. Alguns exemplos incluem:

  • E-mail de confirmação de consulta;
  • E-mail para acompanhar uma consulta realizada com o médico.
  • E-mail de pesquisa de satisfação;
  • E-mail de remarketing, enviado para contatos que visitaram o site do médico, mas não agendaram uma consulta.
Como planejar uma campanha de e-mail marketing?

Como planejar uma campanha de e-mail marketing?

Você já sabe o que é, como funciona e até conhece os tipos de e-mail marketing. Agora, que tal aprender como planejar uma campanha de e-mail marketing para a sua clínica?

Veja só o passo a passo ideal:

Objetivo do e-mail

O primeiro passo é definir o objetivo do seu e-mail. Você quer gerar leads? Aumentar as vendas? Educar seus clientes? Uma vez que você saiba o que deseja alcançar, poderá desenvolver um plano para atingir esse objetivo.

Quem é a persona?

Quem é o seu público-alvo? Quais são seus interesses e necessidades? Quanto mais você souber sobre seu público-alvo, mais relevante, fidelizadores e eficaz seus e-mails serão. Então, dedique um tempo para saber com quem e como falar. Mas não se preocupe, você pode contar com a gente do M3a para criar toda a sua estratégia virtual.

Como você vai fazer a lista de contatos?

De onde você vai obter seus contatos? Você pode criar uma lista de contatos a partir de seus clientes existentes, leads gerados por marketing de conteúdo ou formulários de inscrição em seu site.

Porém, vale lembrar que é preciso tomar cuidado com a LGPD e o armazenamento de dados. Se você na conhece os principais pontos sobre a lei, temos um conteúdo específico para te ajudar nisso.

Leia agora mesmo o texto “Proteção de dados de clínicas e médicos: tudo o que você precisa saber!”

Segmentações

É importante segmentar sua lista de contatos de acordo com os interesses e necessidades do seu público-alvo. Isso ajudará você a garantir que seus e-mails sejam relevantes para cada destinatário.

Definição do conteúdo e arte

O conteúdo do seu e-mail é o que vai tornar a sua estratégia de marketing válida ou não. Certifique-se de que seu conteúdo seja relevante, informativo e envolvente. A arte do seu e-mail também é importante. Dessa forma, ela deve ser atraente e chamar a atenção do destinatário.

Frequência de envio

Quanto frequentemente você deve enviar e-mails? Isso depende do seu objetivo e do seu público-alvo. Ou seja, se você estiver enviando e-mails de conteúdo, pode enviar com mais frequência. Já e-mails promocionais, podem ser enviados com menos frequência.

Métricas

É importante medir os resultados de suas campanhas de e-mail marketing. Isso ajudará você a identificar o que está funcionando e o que não está. Por isso, conheça algumas métricas importantes a serem rastreadas incluem:

  • Taxa de abertura: porcentagem de destinatários que abrem seus e-mails;
  • Taxa de clique: porcentagem de destinatários que clicam em um link em seus e-mails;
  • Taxa de conversão: porcentagem de destinatários que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra ou agendar uma consulta.

Principais ferramentas de e-mail marketing

O e-mail marketing oferece retornos tão positivos, que existem ferramentas específicas para quem deseja trabalhar com esse recurso. Entre as ferramentas mais usadas estão:

  • MailChimp
  • Constant Contact
  • RD Station
  • GetResponse

Quer saber mais sobre elas? Então, acesso nosso conteúdo sobre os tipos e exemplos de e-mail marketing.

Conte com o Método 3a para a sua estratégia de e-mail marketing

Se você está interessado em implementar a estratégia de e-mail marketing em sua clínica, mas não está totalmente seguro da maneira como irá fazer isso, conte com a nossa ajuda.

Somos uma agência de publicidade médica e estamos prontos para te ajudar em qualquer etapa da sua estratégia de marketing digital.

Acesse nosso site e conheça o trabalho do Método 3a.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

O que não postar sendo médico
Previous Story

O que não postar nas redes sociais médicas

Quando enviar e-mail marketing?
Next Story

Confira exemplos dos tipos de e-mail marketing para clínicas

Latest from Marketing Médico

Go toTop