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Branding para médicos: saiba o que é e a importância que tem

Se você é profissional da saúde e está pensando em ter uma carreira digital, precisa conhecer o branding para médicos, um dos conceitos mais fundamentais do marketing.

O processo de branding é bastante completo, mas, ao mesmo tempo, exige dedicação para que seja executado da maneira mais adequada para a sua necessidade.

Como uma agência especializada em marketing médico, o Método 3a vai te ajudar a entender um pouco mais o conceito e, também, como ele pode fazer a diferença no seu dia a dia, dentro da rotina de marketing digital que pretende implementar.

Então, vem com a gente!

O que é branding?

Para começar, que tal compreender efetivamente o que é branding? Branding é o processo de criação e gestão de uma marca. Ou seja, é o conjunto de ações que uma empresa ou organização realiza para construir uma imagem positiva e memorável na mente do público.

Embora possa parecer complicado, vamos te mostrar de forma simplificada os principais pilares o branding. Dessa forma, você vai ver como é mais simples do que parece entender o tempo. Vamos lá?

  • Nome: O nome de uma marca é um dos elementos mais importantes. Ele deve ser fácil de lembrar e de pronunciar, e deve refletir a identidade da empresa;
  • Logotipo: O logotipo é a imagem visual de uma marca. Ele deve ser original e memorável, e deve ser usado em todos os materiais de comunicação da empresa;
  • Slogan: O slogan é uma frase curta que resume a mensagem da marca. Ele deve ser fácil de lembrar e de associar à empresa;
  • Identidade visual: A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam a marca. Ela inclui o logotipo, as cores, as fontes e outros elementos usados em todos os materiais de comunicação da empresa;
  • Cultura organizacional: A cultura organizacional é o conjunto de valores e crenças que guiam uma empresa. Ela deve ser consistente com a marca da empresa;
  • Comunicação: A comunicação é fundamental para o branding. A empresa deve comunicar sua marca de forma clara e consistente em todos os seus canais de comunicação.

O branding é um processo contínuo. A empresa deve estar sempre trabalhando para melhorar sua marca e torná-la mais forte e memorável.

Branding médico

Agora, quando pensamos em uma estratégia voltada para profissionais da saúde, o branding médico passa a ser a opção mais eficiente e adequada. 

Nesse caso, podemos conceituá-lo como o processo de criação e gestão da marca de um profissional médico ou instituição da área da saúde. É o conjunto de ações que são realizadas para construir uma imagem positiva e memorável na mente do público-alvo.

O branding médico é uma estratégia importante para profissionais e instituições da área da saúde que desejam se destacar da concorrência e construir uma relação de confiança com seus pacientes.

Quer alguns exemplos de empresas e profissionais que realizam marketing digital e possuem um branding médico qualificado e eficiente?

  • Dr. Drauzio Varella: O Dr. Drauzio Varella é um médico oncologista que é conhecido por seu trabalho de conscientização sobre saúde pública. Mas não é só isso, ele também é uma marca forte que é baseada em sua credibilidade e expertise;
  • Hospital Albert Einstein: O Hospital Albert Einstein é um dos principais hospitais do Brasil. Isso porque, possui uma marca forte que é baseada em sua qualidade e excelência em atendimento;
  • Clinica Mayo: A clínica Mayo é uma das principais organizações de saúde do mundo. Com isso, eles mantém uma marca forte que é baseada em sua reputação e experiência.

Qual é a importância do branding médico?

A importância do branding médico é criar uma boa impressão na mente dos pacientes. Quando os pacientes têm uma imagem positiva de um profissional ou instituição da área da saúde, eles estão mais propensos a escolher esses serviços.

Pensando um pouco mais profundamente, médicos e instituições de saúde possuem grande responsabilidade na educação de seu público. Por isso, quanto mais bem estruturado for o seu branding médico, melhor será a sua capacidade de comunicação e alcance.

Vantagens de investir em branding para médicos

A construção de uma marca sólida pode fazer uma grande diferença no momento de dominar o mercado, seja ele de atendimento médico direto ou como influenciador digital.

E isso pode ser conquistado a partir das vantagens que o desenvolvimento do branding oferece. Quer saber quais são elas? Confira!

Captação de pacientes

O branding médico é uma ferramenta poderosa para atrair novos pacientes. Quando os pacientes têm uma imagem positiva de um profissional ou instituição da área da saúde, eles estão mais propensos a escolher esses serviços.

Uma marca forte ajuda profissionais e instituições a se destacarem da concorrência e a serem mais facilmente encontrados pelos pacientes. Além disso, ela inspira confiança nos pacientes, o que pode levar a uma maior decisão de compra.

Fidelização

O branding médico também é importante para a fidelização de pacientes. Quando os pacientes têm uma boa experiência com um profissional ou instituição da área da saúde, eles são mais propensos a retornar para esses serviços.

Uma boa marca ajuda a construir relacionamentos com os pacientes, o que pode levar a uma maior satisfação e fidelidade, além de ajudar a melhorar o seu atendimento e, consequentemente, aumentar a credibilidade.

Melhora da experiência

Por falar em experiência, sabia que o branding médico também pode ajudar a melhorar a experiência dos pacientes? Isso mesmo!
Afinal, quando eles têm uma boa experiência com um profissional ou instituição da área da saúde, eles são mais propensos a recomendar esses serviços para outras pessoas. Assim fazendo o marketing mais antigo do mundo, o do ‘boca a boca”.

A experiência positiva também pode ser otimizada a partir da personalização do atendimento, tornando-o exclusivo e mais conveniente.

Construção de uma imagem no mercado

Construção de uma imagem no mercado

Quando os pacientes têm uma imagem positiva de um profissional ou instituição da área da saúde, eles se sentem mais seguros para indicá-los para outras pessoas. 

Isso, por sua vez, é positivo no que diz respeito ao aumento da notoriedade, da credibilidade e da autoridade que a sua marca terá diante do mercado. Mas, vale destacar que a imagem não se limita apenas ao visual, às cores ou às artes, mas sim à forma como a comunicação acontece e, claro, ao todo o contato com o paciente.

Identificação dos pacientes com os seus serviços

Ainda podemos dizer que o branding médico ajuda os pacientes a se identificarem com os serviços e posições de um profissional ou instituição da área da saúde. Afinal, quando os pacientes se identificam com uma marca, eles são mais propensos a se sentir conectados e comprometidos com esses serviços.

Assim como, você pode aumentar sua relevância no segmento, aumentar o seu engajamento e conquistar mais lealdade entre os pacientes. Consequentemente, também aumentando seus lucros e salários.

Por onde começar no branding para médicos?

Para começar no branding médico, é importante definir seus objetivos. A partir disso, você pode delimitar os detalhes da sua marca e começar a se consolidar no mercado e no segmento digital.

Parece fácil, não é? Mas, o processo, em si, exige algumas etapas. Vamos falar mais sobre elas:

Criar uma logo e identidade visual

A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que representam a sua marca. Ela inclui o logotipo, as cores, as fontes e outros elementos que são usados em todos os seus materiais de comunicação.

Já o logotipo é o símbolo visual da sua marca. Ele deve ser memorável, fácil de lembrar e pronunciar, porém, deve refletir a identidade da sua marca. 

Para criar uma logo e identidade visual eficazes, você pode pensar na sua missão, visão e valores, pesquisar mais sobre seu público-alvo e contar com uma agência especializada em marketing médico.

Reveja seu consultório

O ambiente do seu consultório é uma parte importante da sua marca. Você deve torná-lo acolhedor, profissional e refletir a sua personalidade.

Dessa forma, faça uma avaliação do espaço, observando o layout, a decoração e os equipamentos. Também não esqueça de considerar as necessidades dos seus pacientes. O ambiente é confortável e acessível?

Caso seja necessário, invista em melhorias para tornar o ambiente do seu consultório ainda mais aconchegante e fácil de acessar, pensando em pacientes que possuem dificuldades de mobilidade.

Invista em qualificação

Investir em qualificação é importante para construir a confiança dos pacientes. Assim, você demostra que está constantemente se atualizando e aprimorando suas habilidades. Também é importante destacar que os médicos mais qualificados conseguem os melhores salários, assim como mais destaque.

Tenha um marketing 360

O marketing 360 é uma estratégia que envolve o uso de diferentes canais de comunicação para atingir o público-alvo. Ao usar um marketing 360, você pode alcançar mais pessoas e melhorar a visibilidade da sua marca.

Dessa forma, escolha os canais de comunicação certos e crie conteúdo relevante. Além disso, acompanhe os resultados da sua estratégia de marketing para saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Conte com uma agência de marketing especializada em branding para médicos

Se você quer investir no branding para médicos e quer uma agência que possa te ajudar em todos os processos, levando em conta sempre a melhora da sua reputação e as regras da publiciddade médica, venha falar com o time do Método 3a.

Somos especializados em marketing para médicos e instituições de saúde, cuidando de todos os detalhes para a sua estratégia digital segura e sem riscos.

Acesse nosso site do Método 3a e saiba mais!

Quer vender mais? Fale conosco!

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