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Importância do SEO local.

SEO local: entenda por que a sua clínica precisa ter

O SEO Local é uma boa estratégia para se tornar referência na região de atuação da clínica sem recorrer à mídia paga. É um recurso de marketing barato e eficiente, que pode gerar bons resultados e evitar gastos desnecessários.

Se preocupar com a otimização para buscadores é fundamental para quem investe em ações online para atrair o público-alvo. A partir das pesquisas realizadas no Google, por exemplo, é possível alcançar audiências de diferentes perfis que buscam informações e serviços a todo momento.

Neste post você vai saber o que é e como funciona o SEO Local, seus benefícios e fatores de ranqueamento. Continue lendo e veja como usar essa prática nos planos de marketing da sua clínica!

O que é SEO local?

O que é SEO local?

É o conjunto de práticas e técnicas de otimização para buscadores que tem por objetivo melhorar o posicionamento local de uma marca, ou seja, próximo do seu endereço de funcionamento.

Se tratando de uma clínica médica, a ideia é fazer com que ao pesquisar serviços e soluções em determinada região, o usuário encontre referências já nas primeiras posições e entre em contato o quanto antes.

O SEO Local concentra suas ações nas buscas baseadas em elementos geográficos, o que direciona a pesquisa para o site da clínica ou para a página do Google Meu Negócio.

Como o SEO Local funciona

A localização do usuário é o ponto de partida de atuação do SEO Local, ou seja, tudo o que estiver relacionado ao lugar onde ele está e deseja encontrar uma empresa ou endereço próximo. 

Vamos imaginar que ele esteja à procura de uma especialidade médica em Florianópolis. Termos que fazem referência à cidade, bairro, ou situação, ativam o alerta do buscador e fazem com que o algoritmo de busca local seja acionado.  

Assim, a apresentação dos resultados se altera e o buscado apresenta soluções a partir de uma localização mais específica, afunilando o leque de opções, o que favorece o negócio que investiu nesse tipo de estratégia. 

O uso adequado de palavras-chave limita o perímetro de busca  e faz com que o buscador entenda quando um usuário deseja encontrar uma clínica mais próxima de onde ele se encontra fisicamente. 

É com a ajuda do SEO Local que essa busca se torna mais rápida, já que no momento da busca a otimização acontece ao realizar um filtro que permite classificar os resultados já nas primeiras posições da lista, estimulando uma ação do usuário. 

Seja pelo computador, smartphone ou tablet, o Google sempre vai ativar os algoritmos que permitem resultados mais precisos em tempo real. A pesquisa é válida em qualquer lugar do planeta e sempre trará soluções em um raio de km que viabilizam a locomoção e chegada do usuário ao local.

Quais são os benefícios do SEO local?

As boas práticas de SEO baseado na localização oferecem uma experiência positiva ao usuário que pode ser tornar um cliente fidelizado a partir de uma simples busca. O buscador estabelece a conexão com oportunidades em seu entorno e dentro do próprio bairro ou cidade. 

O SEO Local é uma estratégia orgânica, que não demanda investimentos em mídia, que traz vantagens significativas de médio a longo prazo. Veja algumas delas! 

Aumenta a visibilidade na região

Quanto maior a visibilidade online dentro da região em que sua clínica está localizada, maiores as chances de atrair clientes. A clínica tende a se tornar mais conhecida a partir das pesquisas por termos e palavras-chave que permitem aparecer no topo dos resultados de busca.

Incentiva a tomada de ação

Na jornada de compra, as etapas do funil de vendas devem ser trabalhadas em sintonia, para estimular a tomada de decisão. Os resultados de busca do SEO Local podem ajudar nesse processo, especialmente quando inseridos termos que fazem referência a um lugar ou endereço.

Atração de novos consumidores

Para atrair e captar novos clientes o SEO Local é também uma estratégia favorável, já que muitos usuários podem não saber que sua clínica está localizada tão próxima. A conexão que o buscador estabelece entre o público e a empresa é impulsionada pela prática de otimização.

Aumenta a autoridade local

A área da saúde demanda credibilidade para que as pessoas tenham confiança em realizar consultas, exames e procedimentos, sobretudo, quando ainda não conhecem os serviços. O SEO Local permite apresentar o negócio online e quando bem-posicionado nos resultados de busca, faz com que os usuários considerem esse ponto de relevância.

Quais são os fatores de ranqueamento dos links orgânicos locais

A classificação da busca local se baseia em três fatores dentro do processo de ranqueamento:

Proximidade

Considera a distância entre o usuário e a clínica, priorizando os resultados mais próximos de sua localização física.

Destaque

Estabelece um nível de reputação, levando em conta o grau de popularidade da clínica e a qualidade dos serviços na região em relação à concorrência.

Relevância

Define uma relação entre o termo pesquisado e o negócio, permitindo que o usuário encontre as melhores alternativas que estão mais próximas.

Como fazer SEO Local?

A otimização com SEO Local tem o mesmo propósito da otimização de pesquisa do Google, porém, direcionado para estratégias geográficas. Os resultados se conectam diretamente com o Google Meu Negócio, que é uma das principais fontes de informação sobre determinado negócio dentro do buscador.

Trouxemos algumas dicas de como você pode fazer o SEO Local funcionar e trazer bons resultados para a sua clínica médica a partir das pesquisas de pessoas próximas!

Otimize seu site

Um site responsivo e atualizado, não só proporciona uma navegação fluida como otimiza a página para as estratégias de SEO Local. É que o usuário que faz pesquisas com base em sua localização na maioria das vezes está em ambiente externo e um utiliza dispositivo móvel, o que demanda um site preparado para a qualidade de acesso em qualquer tipo de busca, inclusive mobile.  

Produza conteúdo local

No SEO Local, é fundamental que o conteúdo seja direcionado para as características da região. É importante identificar as necessidades, dores e problemas de um público mais regionalizado e produzir conteúdos que ofereçam esclarecimentos e soluções dentro da realidade em que a clínica está inserida.

Incentive as avaliações de clientes

Estimular a avaliação dos clientes pode contribuir para a decisão de um usuário que esteja buscando uma clínica médica em determinada região. Muitos usuários levam em consideração a opinião de quem já utilizou os serviços e optam por um negócio local, convencidos pelas boas referências.

Gerencie a sua empresa no Google Meu Negócio

Por se tratar de uma estratégia de busca orgânica, investir no gerenciamento da clínica no Google Meu Negócio é imprescindível. A ferramenta permite que o usuário saiba informações preciosas sobre o negócio assim que a busca aponta a clínica nos resultados de busca.

Cuide para que as informações como nome da empresa, categoria, endereço, horário de funcionamento, telefone, site, internet, condições de acessibilidade, entre outros estejam atualizadas, completas se sejam de fácil visualização.

Ganhe links e citações de marcas locais

A conquista de backlinks e citações de outros sites e marcas pode colocar sua clínica como referência para a comunidade local. Empresas confiáveis, falando bem do seu negócio, fortalecem a construção da autoridade online, melhoram o posicionamento e estimulam o ganho de preferência.

Conte com a Método 3a Médico

O SEO Local é uma estratégia que requer conhecimento aprofundado das técnicas e práticas de SEO, tanto na otimização do site quanto na produção de conteúdo direcionado, o que envolve relevância para a localização da clínica, escolha e uso adequado de palavras-chave.

É um processo que exige planejamento, estudo geográfico, análise das características locais e observação da concorrência. Contar com uma agência especializada em marketing médico vai ajudar sua clínica a ter uma boa presença online sem precisar investir caro em mídia.

A Método 3a oferece um suporte completo com o combo de serviços que vai desde o desenvolvimento do site, gerenciamento do Google Meu Negócio até a implementação das estratégias de SEO Local, para garantir que sua clínica seja a número um na lista de resultados dos buscadores. Se você gostou do post e deseja alavancar seu negócio e se destacar no mercado, entre em contato com a gente agora mesmo para conhecer nossos serviços e como podemos ajudar nesse desafio!

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