Método 3a Médico: Marketing Médico em Florianópolis

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Como fidelizar clientes e pacientes? Aprenda tudo!

Como fidelizar clientes e pacientes? Aprenda tudo!

Você sabe como fidelizar mais clientes e pacientes? O marketing médico exige uma abordagem específica e, para criar um plano de comunicação eficaz, é essencial compreender as melhores práticas do setor.

Garantir a lealdade de seus clientes e pacientes pode ser um desafio, mas com as estratégias certas, é possível aumentar significativamente a satisfação e a retenção em seu negócio!

Vamos explorar a importância desse processo e as melhores maneiras de implementá-lo com sucesso.

O Método 3A está aqui para guiá-lo nesse caminho! Acompanhe junto conosco para transformar sua abordagem e ajudar a fidelizar mais cada cliente ou paciente!

Qual a importância de fidelizar pacientes?

Acha que por estar no segmento médico você não precisa se preocupar com a fidelização de um cliente ou paciente? Pois esse é o primeiro ponto que você deve reavaliar.

Pacientes fidelizados são mais propensos a retornar para consultas e tratamentos futuros, o que pode gerar receita e aumentar a lucratividade.

Além disso, pacientes fidelizados também são mais propensos a recomendar seus serviços para amigos e familiares, o que pode ajudar a atrair novas pessoas para sua clínica.

Em outras palavras, cuidar da fidelização é uma etapa fundamental para que sua clínica consiga trabalhar de forma mais efetiva e rentável.

Dito isso, vale a pena você entender como acontece a jornada do paciente no consultório médico.

Jornada do paciente no consultório médico

No escopo do marketing, compreende-se que todo consumidor passa por uma jornada de ações, que correspondem às etapas que ele está diante da possibilidade de conversão.

Quando levamos esse conceito para a área médica, podemos identificar que a jornada do paciente no consultório médico também respeita esse processo, mas com os seus devidos diferenciais.

Para que você entenda de maneira mais simples, a jornada do paciente é o caminho que ele percorre desde o momento em que percebe que tem um problema de saúde até o momento em que recebe o tratamento e se recupera. 

Entretanto quando colocamos isso dentro de um contexto de marketing, percebemos que a jornada do paciente pode ser dividida em 3 etapas:

Topo do funil: conscientização

O paciente percebe que tem um problema de saúde ou avalia algum risco e deseja se prevenir de quaisquer condições adversas.

Isso pode acontecer por meio de sintomas físicos, como dor ou desconforto, ou por meio de informações que ele recebe de outras pessoas, como amigos, familiares ou profissionais.

Meio do Funil: busca

O paciente começa a buscar informações sobre o seu problema de saúde.

Ele pode fazer pesquisas online, conversar com amigos e familiares ou consultar um profissional de saúde. Nesse momento ela também começa a pesquisar os custos, os benefícios e os riscos de cada opção.

Aqui, as suas ações para pensar em como fidelizar o paciente já começam a fazer efeito.

Fundo do funil: decisão

O cliente ou paciente toma a decisão de seguir um determinado tratamento e segue o tratamento com o objetivo de se recuperar.

Evidentemente, se você deseja fidelizar o cliente ou paciente, é necessário conquistá-lo nessa etapa, para que a sua decisão final envolva os seus serviços oferecidos.

Jornada de compra na prática

No contexto de um consultório médico, o marketing pode ser usado para influenciar cada uma dessas etapas da jornada do paciente. Quer entender a partir de exemplos práticos?

  • Na etapa de conscientização: criar campanhas publicitárias para aumentar o conhecimento sobre os serviços do consultório ou sobre problemas de saúde específicos;
  • Na etapa de busca: fornecer informações sobre os serviços do consultório em seu site ou em redes sociais. Assim como oferecer informações imparciais sobre as opções de tratamento disponíveis;
  • Na etapa de decisão: facilitar o processo de agendamento de consultas e exames, fornecendo informações sobre como cuidar de si após o tratamento.

Ao entender a jornada do paciente, os consultórios médicos podem desenvolver estratégias de marketing que sejam mais eficazes em atrair e fidelizar pacientes.

Como fidelizar pacientes: dicas que podem te ajudar!

Como fidelizar pacientes: dicas que podem te ajudar!

Para fidelizar pacientes é preciso oferecer um atendimento de qualidade, construir relacionamentos e demonstrar que você se importa com eles.

Quer algumas dicas de como fazer isso de forma eficiente? Nós temos algumas que poderão te ajudar!

Proporcione um agendamento eficiente

A nossa primeira dica é: proporcione um bom atendimento e otimize o método de agendamento das consultas. Esse agendamento eficiente é importante para fidelizar pacientes porque:

Facilita o acesso aos serviços de saúde

Os pacientes se sentem mais confiantes de que terão acesso aos cuidados de saúde de que precisam. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, que podem levar a uma pior experiência do paciente.

Reduz o tempo de espera

Isso, além de gerar mais satisfação, também tende a reduzir o risco de cancelamentos e faltas.

Oferece maior flexibilidade

Quando os pacientes podem agendar consultas e exames em horários que sejam convenientes para eles, eles se sentem mais respeitados. Isso pode ajudar a melhorar a satisfação do paciente e aumentar as chances de que eles retornem para consultas e tratamentos futuros.

Um agendamento eficiente é importante para demonstrar que o consultório médico está comprometido com a satisfação do paciente. 

Repare que apenas um item já gera uma série de benefícios que podem ajudar a fidelizar os pacientes.

Envie lembretes de consulta

Os lembretes de consulta são outro recurso que podem favorecer a fidelização dos clientes e pacientes, ajudando a garantir que eles compareçam às consultas.

Isso pode ajudar a reduzir o número de cancelamentos e faltas, demonstrar interesse e contribuir para a criação de um relacionamento positivo entre paciente e consultório médico.

Outro ponto positivo que torna a ideia dos lembretes de consulta bastante válida, é que eles abrem um espaço de conversação com o paciente, que pode aproveitá-lo para fazer perguntas ou confirmar informações.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico, também conhecido como PEP, é uma ferramenta digital que armazena todas as informações médicas de um paciente.

Ele pode ser acessado por qualquer profissional de saúde que esteja envolvido no cuidado do paciente, o que facilita a comunicação e o compartilhamento de dados.

Essa ferramenta pode ajudar a:

  • Melhorar a experiência do paciente, tornando o atendimento mais eficiente e organizado;
  • Aumenta a segurança do paciente, já que o PEP pode ajudar a proteger as informações médicas;
  • Reduz os custos no atendimento, favorecendo para uma reavaliação dos preços das consultas.

Com certeza, um prontuário eletrônico bem aplicado é uma excelente maneira de fidelizar pacientes.

Mantenha um relacionamento com o paciente

Manter um bom relacionamento com o paciente é uma tarefa contínua. É importante estar sempre atento às suas necessidades e preocupações, e fazer o possível para atender às suas expectativas.

Um paciente que se sente valorizado e respeitado é mais propenso a confiar no consultório médico e seguir seus conselhos médicos, além de também se sentir mais confortável e seguro para compartilhar suas informações médicas e fazer perguntas. Ainda, quem se sente mais confiante no tratamento e no médico, costuma retornar com mais frequência ao consultório.

Capacitar os colaboradores

Sabia que até mesmo a sua equipe pode favorecer para fidelizar clientes e pacientes? Colaboradores capacitados são mais propensos a fornecer um atendimento de alta qualidade, reduzir o seu tempo de espera e, até mesmo, melhorar a experiência do paciente que está em visita ao consultório.

Garanta um ambiente agradável

Ambientes agradáveis são sempre gostosos de estar. Além disso, uma ótima estratégia para você fidelizar clientes e pacientes é investir na criação de um espaço que seja confortável e bonito.

Isso demonstra atenção ao detalhe e preocupação com o cliente, além de criar uma impressão positiva, o que pode aumentar as chances de eles recomendarem a empresa para outras pessoas.

Quer algumas dicas para criar um ambiente agradável? Confira:

  • Mantenha o espaço limpo e organizado;
  • Use cores e decoração suaves;
  • Ofereça conforto;
  • Seja atencioso com os clientes, educado e prestativo, e esteja sempre disponível para ajudá-los.

Evite atrasos

Um dos motivos mais frequentes para que os pacientes abandonem um médico ou tratamento, é o tempo de espera. Quando o profissional se atrasa, isso é visto como descaso ou irresponsabilidade, o que vai gerar uma experiência totalmente negativa diante da comunidade.

Além disso, atrasos podem ser vistos como um sinal de falta de profissionalismo. Quando os médicos e outros profissionais de saúde evitam atrasos, eles demonstram que estão comprometidos com a prestação de um atendimento de alta qualidade e ajudam a tornar a experiência de consulta mais agradável, reduzindo o estresse dos pacientes.

Flexibilize as formas de pagamento

Outro ponto que pode impedir a fidelização de pacientes, é se eles tiverem dificuldades para arcar com as consultas e tratamentos. Nesse sentido, você pode resolver flexibilizando as formas de pagamento. Olha só o que pode ser feito:

  • Ofereça uma variedade de opções, incluindo as populares, como cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro e cheque;
  • Seja flexível com os prazos de pagamento, considerando a necessidade de cada paciente;
  • Ofereça opções de pagamento online, que são mais modernas e inteligentes, como o PIX, por exemplo.

Inove e use tecnologias

A tecnologia pode ser usada para personalizar o atendimento ao paciente, ajudando desde a otimizar a rotina de consultas, até na atuação do próprio médico.

Por exemplo, há opções de tecnologia que podem ser usadas para analisar dados de saúde e identificar padrões e tendências, que posteriormente podem ser usados para recomendar tratamentos personalizados para pacientes.

Além disso, a tecnologia promove uma enorme facilidade aos pacientes a partir da oferta do suporte remoto, como atendimento médico online ou teleconsultas. Isso pode ser conveniente para pacientes que estão ocupados ou que moram em áreas rurais, e se tornar um critério para a fidelização.

Pós-atendimento

Por fim, se você realmente quer fidelizar clientes e pacientes, lembre-se que o relacionamento não se restringe ao período em que ele está no seu consultório. O processo do pós-atendimento também é muito importante para garantir a associação com o cliente.

Nesse sentido, as ações devem ser realizadas pelo consultório médico após a consulta ou procedimento e tem como objetivo garantir a satisfação do paciente e o sucesso do tratamento.

É possível realizar as seguintes ações:

  • Envio de lembretes de consultas ou exames;
  • Envio de resultados de exames;
  • Ligações ou e-mails de acompanhamento;
  • Oferta de suporte remoto

Conte com a Método 3a para ter ainda mais clientes e pacientes!

O processo de fidelizar clientes e pacientes é bastante característico quando se pensa em um contexto de marketing médico.

Dessa forma, além da questão que envolve a conversão e a venda do serviço, também é necessário cuidar de toda a parte do relacionamento e experiência dos atendidos.

Por isso, se tiver dificuldades em desenvolver esse planejamento, conte com o Método 3a para te ajudar!

Somos especialistas em marketing digital médico e temos uma equipe totalmente preparada para lhe atender e para colaborar na criação de um plano de marketing que atenda aos seus interesses e necessidades.

Acesse o site do Método 3a e venha saber mais sobre o nosso trabalho, comece hoje mesmo a fidelizar seus pacientes!

Quer vender mais? Fale conosco!


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