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Marketing de conteúdo: o que é e porque investir?

Marketing de conteúdo: o que é e porque investir?

Se você já pesquisou qualquer tema na internet, saiba que foi o marketing de conteúdo que te ajudou a chegar ao resultado da sua pesquisa.

Isso porque, esse ramo do marketing é o responsável por desenvolver conteúdos que sejam acessíveis e ajudem o consumidor a encontrar a solução para a questão que tem.

Essa oferta de conhecimento ou mesmo com foco em atração, faz com que os leitores se conectem com a sua marca. E, quando pensamos em marketing médico isso é ainda mais relevante.

Afinal, o marketing de conteúdo para médicos pode ser a forma mais acessível de se conectar com os seus seguidores e pacientes.

Vamos saber mais sobre esse tema? O Método 3a, especialista em marketing para médicos pode te dar algumas dicas bem legais. Confira!

O que é marketing de conteúdo para médicos?

Marketing de conteúdo para médicos é uma estratégia de marketing que utiliza a produção e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade para atrair, educar e converter potenciais pacientes.

Nesse sentido, o objetivo do marketing de conteúdo para médicos é construir autoridade e confiança na marca, além de gerar leads qualificados.

E o marketing de conteúdo é, acima de tudo, versátil e adaptável. Isso significa que você pode criar conteúdos de diferentes tipos, como artigos para blogs, vídeos e até aulas online.

Como surgiu o Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo surgiu no final dos anos 1990, com o crescimento da internet e da popularidade das buscas online. 

Nessa época, as empresas começaram a perceber que, para se destacarem da concorrência, precisavam oferecer conteúdo relevante e valioso para seus clientes.

Porém, só nos anos 2000 que o marketing de conteúdo se tornou uma estratégia cada vez mais popular, à medida que as empresas começaram a ver os resultados positivos que ele poderia gerar.

Os 4 pilares do marketing de conteúdo

Se o marketing de conteúdo está despertando o seu interesse, vale a pena nos aprofundarmos nas explicações sobre essa estratégia.

Considera-se que o marketing de conteúdo tem 4 pilares, que são as suas bases de orientação. São eles:

  • Público-alvo: é importante conhecer o público-alvo do conteúdo para criar conteúdo relevante e de interesse;
  • Objetivos: é importante definir os objetivos do conteúdo, seja aumentar a visibilidade online, educar o público ou gerar leads qualificados;
  • Conteúdo: o conteúdo deve ser bem escrito, informativo e envolvente;
  • Promoção: é importante promover o conteúdo para que ele seja visto pelo público-alvo.

Principais canais e formatos do Marketing de Conteúdo

Como dissemos antes, há várias maneiras de criar conteúdo e formatos que podem ser aplicados. 

No entanto, essa versatilidade não deve ser aproveitada sem uma estratégia. Afinal, há modelos ideais de marketing de conteúdo que podem ser indicados para cada canal específico.

Por exemplo, se formos pensar na variedade de canais que podem ser utilizados para explorar o marketing de conteúdo, chegamos a essa lista:

Agora, os formatos são ainda mais variáveis. Dá para criar:

  • Artigos;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • E-books;
  • Infográficos.
marketing de conteúdo

Para que serve o Marketing de Conteúdo para médicos?

O marketing de conteúdo apresenta diversas oportunidades para levar mais conhecimento e informação para seu público, obtendo, com isso, bons retornos.

Mas, que tal entender quais são esses retornos e como eles podem ser vistos como benefícios e motivos para investir no marketing de conteúdo?

Aumentar a visibilidade

O marketing de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade online de médicos e clínicas. 

Isso porque, ao criar conteúdo relevante e de qualidade, os médicos podem se posicionar nas primeiras páginas dos resultados de busca, o que pode levar a um aumento no tráfego para seu site.

Aqui estão algumas dicas para aumentar a visibilidade online com marketing de conteúdo:

  • Escolha as palavras-chave certas: ao criar conteúdo, é importante escolher as palavras-chave certas que as pessoas estão usando para pesquisar informações sobre saúde e medicina. Você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para ajudá-lo a escolher as palavras-chave certas;
  • Crie conteúdo de alta qualidade: o conteúdo de alta qualidade é essencial para aumentar a visibilidade online. Por isso, ele deve ser relevante, informativo e bem escrito;
  • Promova seu blog: não basta criar conteúdo de alta qualidade. Você também precisa promovê-lo para que as pessoas o vejam. Você pode promover seu texto usando as redes sociais, e-mail marketing e outras estratégias de marketing.

Educar o público

O marketing de conteúdo também pode ser usado para educar o público sobre saúde e medicina. Ao criar conteúdo educativo, os médicos podem construir confiança e credibilidade, levando assim, a fidelização dos seus pacientes.

Veja algumas dicas:

  • Escolher tópicos relevantes: ao criar conteúdo educativo, é importante escolher tópicos que sejam relevantes e informativos para seu público-alvo.;
  • Usar uma linguagem clara e acessível: o conteúdo educativo deve ser escrito em uma linguagem clara e acessível. Você deve evitar usar jargões médicos ou termos técnicos que seu público-alvo pode não entender;
  • Incluir informações precisas: o conteúdo educativo deve ser preciso e atualizado. Você deve garantir que as informações que você está compartilhando sejam baseadas em evidências científicas.

Gerar leads qualificados

O marketing de conteúdo também pode ser usado para gerar leads qualificados. Ao criar conteúdo relevante e de interesse para seu público-alvo, você pode atrair potenciais pacientes que estão interessados em seus serviços.

Quer algumas sugestões de como gerar leads qualificados com conteúdo de blog?

  • Ofereça um incentivo: para incentivar as pessoas a fornecer suas informações de contato, você pode oferecer um incentivo, como um e-book gratuito, um webinar ou um desconto em seus serviços;
  • Faça um call to action claro: deixe claro o que você quer que as pessoas façam depois de ler seu texto. Você pode pedir para elas assinarem sua lista de e-mail, baixar um e-book ou agendar uma consulta;
  • Use formulários de inscrição otimizados: os formulários de inscrição devem ser fáceis de preencher e devem coletar apenas as informações que você precisa.

Etapas da estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma maneira eficiente para você conversar com o seu público. Por isso, quanto mais otimizado for esse conteúdo, mais resultados ele trará.

Dessa forma, se quiser usar esse recurso com a sua divulgação de trabalhos e atendimentos, veja quais são as etapas da estratégia de marketing de conteúdo que você deve cumprir:

Personas

As personas são representações semifictícias de seu público-alvo. Isso porque, elas ajudam você a entender as necessidades e desafios de seus clientes em potencial.

Ao criar personas, você deve considerar os seguintes fatores:

  • Demografia: idade, sexo, localização, ocupação, renda, etc;
  • Interesses: hobbies, interesses, atividades, etc;
  • Necessidades e desafios: o que eles estão procurando? Quais são seus problemas?

Posicionando sua marca e história

Antes de começar a criar conteúdo, é importante definir o posicionamento da sua marca e história. O que você quer que as pessoas saibam sobre sua empresa? O que você quer que elas sintam sobre sua marca?

O posicionamento da sua marca, também chamado de branding, deve ser refletido em seu conteúdo. Assim, quando as pessoas leem seu conteúdo, elas devem ter uma boa ideia de quem você é e o que você representa.

Plano de ação

O plano de ação é um documento que descreve como você vai implementar sua estratégia de conteúdo. Dessa forma, o plano de ação deve incluir os seguintes elementos:

  • Objetivos: quais são os objetivos da sua estratégia de marketing de conteúdo?;
  • Público-alvo: quem é o seu público-alvo?;
  • Conteúdo: que tipo de conteúdo você vai criar?;
  • Promoção: como você vai promover seu conteúdo?;
  • Medição: como você vai medir os resultados da sua estratégia de marketing de conteúdo?

Ao seguir essas etapas, você pode criar uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz que ajudará você a alcançar seus objetivos.

Por que você precisa de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para Médicos?

Se você entendeu o que dissemos até aqui, também entendeu porque precisa de uma estratégia de conteúdo para médicos. Afinal, apesar de ser um recurso que oferece muitos e bons resultados, aplicá-lo corretamente é fundamental para o sucesso da empreitada.

É aí que uma agência como Método 3a, especializada em marketing e publicidade para médicos, pode te ajudar.

Afinal, nós cuidamos de todo o processo de divulgação, criação de pautas, publicação e mensuração de resultados para você.

Acesse nosso site e saiba mais sobre o nosso trabalho!

Quer vender mais? Fale conosco!


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