A saúde é um dos bens mais preciosos para qualquer ser humano e quando abalada que requer cuidados para melhorar a qualidade de vida. Com a medicina personalizada é possível oferecer aos pacientes uma atenção diferenciada.
Uma tendência que promete revolucionar a área médica ao oferecer tratamentos focados nas necessidades individuais. As intervenções adequadas para cada tipo de problema aumentam a chances de prevenção e até mesmo cura.
O que esperar do futuro com a medicina especializada? Acompanhe neste post como funciona essa nova abordagem para inovar em sua clínica e garantir um nível maior de eficiência!
O que é e como funciona a medicina personalizada?
Também chamada de medicina de precisão é uma forma de tratativa moderna que adequa métodos, técnicas e medicamentos de acordo com as necessidades específicas de cada paciente.
Para isso, o especialista leva em consideração fatores genéticos em um processo investigativo, que permite chegar a um diagnóstico individualizado. O objetivo é encontrar o melhor tratamento possível para um mal já instaurado ou intervir antes que se manifeste.
Basicamente, a medicina personalizada realiza um mapeamento genético completo do paciente antes de prescrever algum tipo de tratamento. Ao estabelecer padrões para avaliação e análise, cria-se uma abordagem própria e mais eficaz ao paciente em atendimento.
Com esse mapeamento é possível prever algumas patologias associadas a males e doenças que têm origem em fatores genéticos como Alzheimer, cardiopatias e cânceres.
De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Personalizada (ABMPP) são abrangidas áreas como:
- Diagnóstico molecular
- Biópsia líquida e células tumorais circulantes
- Genética
- Oncogenética
- Nutrigenômica
- Transcriptômica
- Farmacogenética
- Nutrigenética
- Epigenética
- Epigenômica médica
- Interactoma
- Metabolômica
- Proteômica
- Bioética
- Exposoma
- Microbioma
- Imunoterapia
- Bioinformática
- Big data
- Inteligência cognitiva.
Medicina personalizada no Brasil
Ainda em fase de avanço no Brasil, a medicina personalizada baseada na tecnologia e estudos genéticos é oferecida apenas nas clínicas e consultórios privados. O método ainda está acessível à rede pública, porém, a expectativa é que não demore para que toda a população possa usufruir dos seus benefícios.
Medicina personalizada x tradicional: quais as principais diferenças?
A melhor forma de entender a medicina personalizada na prática é comparando com os serviços tradicionais da área médica:
- Medicina Tradicional: os pacientes com diagnóstico de determinada condição ou doença recebem o mesmo tratamento, ou seja, procedimentos e medicamentos podem não surtir o mesmo efeito, devido à carga genética diferente em cada paciente;
- Medicina Personalizada: os pacientes são diagnosticados e tratados a partir de uma causa detectada dentro da origem genética, guiado pelos testes realizados com a ajuda de ferramentas desenvolvidas para identificar padrões existentes.
Benefícios da medicina personalizada
Existem diversas vantagens de adotar essa técnica em clínicas médicas, o que é bom para a imagem enquanto negócio. Veja os principais motivos para considerar o investimento nessa tendência:
Tratamento de alta qualidade e humanizado
A procura por serviços médicos se dá como forma de prevenção, por desconfiança de que algo não vai bem com a saúde ou por um sintoma propriamente dito. O fato é que, o paciente chega mais fragilizado à clínica médica.
A medicina personalizada tende a transmitir mais segurança e confiabilidade, devido ao processo investigativo mais aprofundado e de qualidade. Por ser individualizado, o tratamento traz mais humanização para a relação entre especialistas e pacientes, o que pode contribuir para uma melhora mais rápida do paciente.
Redução de erros e falhas
Um diagnóstico médico equivocado pode gerar consequências graves para o profissional e comprometer a reputação da clínica. Com o uso da tecnologia na medicina personalizada, os riscos são menores, já que a análise preditiva é feita com a ajuda de ferramentas específicas.
Prevenção de doenças genéticas
A precisão do diagnóstico personalizado é resultado do rastreamento genético individual, que pode sugerir patologias preexistentes e tratáveis de maneira preventiva. Dependendo do estágio, seu desenvolvimento é bloqueado com o tratamento adequado sem maiores danos à saúde do paciente.
Resultados clínicos mais eficientes
Quanto maior a precisão do diagnóstico, maior será o nível de eficiência nos resultados de procedimentos e exames, direcionando ao tratamento adequado. Esse alinhamento é importante para que as intervenções sejam feitas diretamente sobre o problema, a fim de minimizar ou eliminar os incômodos vivenciados pelo paciente.
Tomada de decisões mais agilizada
A medicina de precisão é certeira e não abre espaço para achismos ou acasos, acelerando o fechamento do diagnóstico. Com o resultado em mãos, o especialista responsável consegue decidir mais rápido qual será o tratamento destinado a cada paciente, sem perder tempo, sobretudo, em casos que exigem cuidados imediatos.
Redução de gastos com tratamentos ineficientes
Ir direto ao ponto permite customizar o tratamento, o que diminui os custos tanto para a clínica quanto para o paciente. Um diagnóstico errado pode levar a prescrição de tratamentos e medicamentos inadequados, gerando gastos desnecessários.
De um lado, a clínica que utiliza equipamentos, insumos e outros materiais, de outro, o paciente que desembolsa uma quantia, muitas vezes não prevista, na farmácia. A medicina personalizada equilibra as finanças de ambos os lados, prevendo também os gastos durante a jornada de tratamento.
Exemplos de medicina personalizada
A atriz norte-americana Angelina Jolie é um dos exemplos mais conhecidos de uso da medicina personalizada. Tendo como sinal de alerta o histórico familiar, a artista se submeteu a testes genéticos que apontaram uma predisposição de 85% para câncer de mama.
Com a mastectomia dupla, a atriz eliminou o risco de desenvolver células malignas que potencializasse o surgimento e desenvolvimento da doença.
Marketing e medicina personalizada: entenda a relação!
O marketing médico tem sido cada vez mais utilizado pelas clínicas e consultórios para promover a imagem e marcar presença online. As campanhas são desenvolvidas a partir de estratégias e ações pensadas para atrair o público-alvo certo.
Com a transformação digital, é fundamental ter um site profissional e perfil nas redes sociais apropriadas, com informações relevantes para esclarecer e tirar dúvidas. O marketing digital potencializa o crescimento da clínica enquanto negócio ao divulgar as especialidades médicas e tratamentos diferenciados.
Especializada no setor médico, a Método 3a é uma agência de marketing focada em criar soluções personalizadas. Nosso trabalho consiste em desenvolver estratégicas a partir da análise de dados, combinada com o conhecimento de mercado e tecnologias inovadoras.
O objetivo é alinhar a comunicação com o público e oferecer soluções para os problemas, sem deixar de lado as necessidades de alavancagem do negócio para alcançar resultados reais e lucrativos.
No caso da medicina personalizada, como se trata de uma técnica ainda em expansão e desconhecida da grande maioria, é preciso informar a disponibilidade e benefícios de contar com um diagnóstico de precisão.
Gostou do post e deseja aumentar a visibilidade da sua clínica médica no ambiente online? Entre em contato agora mesmo para conhecer as soluções e diferenciais Método 3a!