O Google se tornou a principal porta de entrada para informações na internet, e para as clínicas médicas não é diferente. Afinal, milhões de pessoas buscam diariamente por serviços de saúde, e a presença online se tornou fundamental para atrair novos pacientes e fortalecer a reputação de um negócio. Mas por que, então, sua clínica não está aparecendo nos resultados de pesquisa?
Pensando nisso, o M3A, agência especializada em marketing médico, vai explorar as principais razões que podem estar impedindo a sua clínica de ser encontrada. Além de dar dicas para solucionar esse problema de forma efetiva.
Acompanhe-nos e descubra como garantir que sua clínica seja vista pelas pessoas certas no momento certo!
Qual é a importância da sua clínica médica aparecer no Google?
O Google, o maior motor de busca do mundo, se tornou a porta de entrada para bilhões de pessoas diariamente. Afinal, seja para encontrar um restaurante, pesquisar sobre um produto ou buscar informações sobre saúde, o primeiro reflexo é digitar a dúvida no Google, certo?
E no universo da saúde? A dinâmica não é diferente. A presença online se tornou indispensável para atrair novos pacientes e fortalecer a reputação de um negócio. Mas essa não é a única razão de porque a sua clínica já deveria estar aparecendo no Google!
Continue lendo para saber mais.
Aumento da visibilidade
Imagine que você está procurando por um novo restaurante. Qual a primeira coisa que você faz? Provavelmente, você abre o Google e pesquisa por “melhores restaurantes em [sua cidade]”. Os primeiros resultados que aparecerem são os que você provavelmente irá clicar, certo?
Com as clínicas médicas não é diferente. Ou seja, quando alguém precisa de um médico ou de um tratamento específico, o Google é o primeiro lugar que essa pessoa busca.
Assim, ao aparecer nos primeiros resultados de pesquisa, sua clínica se torna a primeira opção para esses pacientes em potencial!
Crescimento da reputação
A visibilidade é apenas o primeiro passo. Isso porque, uma vez que sua clínica está sendo encontrada no Google, a próxima etapa é construir uma reputação sólida e positiva.
E o Google, mais uma vez, desempenha um papel fundamental nesse processo, trazendo avaliações e informações que impactam não só na construção da marca, mas também em sua credibilidade.
Informações completas e atualizadas
Manter as informações da sua clínica completas e atualizadas no Google é fundamental para o sucesso do seu negócio. Assim, ao garantir que seu perfil no Google Meu Negócio esteja preciso, você aumenta a visibilidade da sua clínica nos resultados de pesquisa e atrai mais pacientes.
Afinal, garante que quem encontrar informações da sua marca irá diretamente para ela, resultando em uma conversão certeira.
Diferencial competitivo
O diferencial competitivo de uma clínica médica é o que a distingue da concorrência, tornando-a única e atraente para os pacientes. Isto é, é o conjunto de características, serviços e experiências que fazem com que as pessoas escolham sua clínica em vez de outra.
O Google utiliza uma série de ferramentas e algoritmos para ajudar sua clínica a se destacar nos resultados de pesquisa. Isso porque, ao criar um perfil completo no Google Meu Negócio, otimizar seu site com palavras-chave relevantes e incentivar seus pacientes a deixarem avaliações, você aumenta sua visibilidade online.
Além disso, o Google considera fatores como relevância, autoridade e experiência do usuário para determinar a posição da sua clínica nos resultados de pesquisa. Assim, ao aparecer nos primeiros lugares, sua clínica ganha mais visibilidade, atrai mais pacientes e se destaca da concorrência.
Aumento de pacientes
Por fim, é importante reforçarmos: uma boa posição no Google é como uma vitrine virtual para sua clínica. Ou seja, quando um potencial paciente pesquisa por um determinado serviço médico na sua região, as clínicas que aparecem nas primeiras posições dos resultados de busca tendem a ser consideradas.
Dessa forma, é natural que aquelas clínicas que são melhor ranqueadas também sejam as que mais convertem pacientes e criam um tráfego bem qualificado.
Por que minha empresa não aparece no Google: cinco razões
Você já se perguntou por que sua empresa não aparece nos primeiros resultados de pesquisa do Google, mesmo com todo o seu esforço? Essa é uma dúvida comum entre muitos empresários e profissionais de marketing digital.
Porém, não temos uma resposta simples. Isso porque existem diversas razões pelas quais uma empresa pode não estar visível no Google. Confira abaixo as cinco principais causas para esse problema e como evitá-las!
Falta de cadastro no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite que empresas criem um perfil online detalhado e gratuito. Esse perfil aparece nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps, fornecendo informações importantes aos clientes em potencial, como:
– Endereço: localização exata da sua clínica.
– Horário de funcionamento: dias e horários de atendimento.
– Número de telefone: facilita o contato com a clínica.
– Fotos: imagens da clínica e dos serviços oferecidos.
– Descrição: uma breve apresentação da sua clínica e dos serviços.
– Avaliações: espaço para os clientes deixarem suas opiniões sobre a clínica.
Com o auxílio do cadastro e criando um perfil completo e otimizado, você aumenta as chances de sua clínica aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.
Verificações pendentes
Quando você cria um perfil no Google Meu Negócio, passa por um processo de verificação para confirmar que você é o proprietário legítimo da empresa. Essa verificação geralmente é feita por meio de um cartão postal enviado para o endereço físico da empresa.
Enquanto essa verificação não for concluída, seu perfil fica com o status de “pendente”. Como resultado, isso também impacta de forma negativa no ranqueamento de sua página.
Baixa ou nenhuma otimização para motores de busca
Imagine que sua clínica é uma loja em uma rua movimentada. Se a fachada não tiver uma placa com o nome e se não houver uma boa iluminação, as pessoas terão dificuldade em te encontrar, certo?
O mesmo acontece no mundo digital. Isto é, se o seu site não estiver otimizado para os motores de busca, o Google terá dificuldade em encontrá-lo e mostrá-lo para seus potenciais pacientes.
Como resultado, a sua clínica perderá em visibilidade e tráfego.
Problemas técnicos no site
Problemas técnicos em um site podem ser um grande obstáculo para alcançar um bom ranqueamento nos resultados de busca. Isso porque o Google e outros motores de busca priorizam sites que oferecem uma boa experiência ao usuário e que são fáceis de serem “entendidos” pelos seus algoritmos.
Entre os problemas mais comuns, podemos citar baixa velocidade de carregamento e responsividade, erros 404, problemas com links internos e falta de HTTPS.
Conteúdo duplicado
Conteúdo duplicado é qualquer texto, imagem ou outro tipo de mídia que aparece em mais de um lugar na internet. Isso pode acontecer tanto dentro do mesmo site quanto em diferentes sites.
Para o Google, é como se você estivesse tentando enganá-lo, apresentando o mesmo conteúdo em diferentes embalagens. Como resultado, o seu site sofre penalizações, entre elas a remoção completa dos seus conteúdos.
Como impulsionar o seu marketing médico no Google?
Caso a sua clínica esteja sofrendo para impulsionar o seu marketing médico no Google, não se desespere! Afinal, por mais que esse contexto seja perigoso para o crescimento sustentável da sua atuação, existem formas de controlá-las e garantir que seu perfil comece a ser notado.
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Otimize os seus conteúdos para os mecanismos de busca (SEO)
Ao aplicar técnicas de SEO, você torna seu conteúdo mais relevante para as palavras-chave que seus clientes em potencial buscam. Isto é, aumenta as suas chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.
Isso é feito através de diversas estratégias, como:
– Escolha de palavras-chave relevantes;
– Otimização de títulos e meta descrições;
– Criação de conteúdo de qualidade;
– Otimização de imagens;
– Estruturação estratégica do conteúdo;
– E a criação de links internos e externos.
Crie o seu Google Meu Negócio
Criar um perfil no Google Meu Negócio é essencial para qualquer negócio que deseja ser encontrado online, e para o marketing médico isso não é diferente. Isso porque essa ferramenta gratuita do Google permite que você gerencie a presença da sua empresa na Busca Google e no Google Maps.
Para começar, é muito fácil! Acesse o site do Google Meu Negócio e crie um perfil preenchendo as informações básicas da sua empresa, como nome, categoria, endereço e número de telefone. Em seguida, você deve realizar a verificação por meio de um código, que será enviado até o endereço da clínica.
Por fim, basta adicionar fotos, horários de funcionamento, produtos ou serviços, e outras informações relevantes para seus clientes.
Invista estrategicamente em anúncios online
Anúncios online são uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade da sua marca e impulsionar o tráfego para o seu site. Mas, além de gerar leads e vendas rapidamente, eles podem ser um aliado estratégico para melhorar o seu ranqueamento orgânico nos motores de busca.
Isso porque eles melhoram a visibilidade e taxa de cliques (CTR), aumentando a sua autoridade sobre o domínio e gerando dados valiosos.
Aposte no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste em criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair e reter um público-alvo bem definido. Isto é, em vez de vender diretamente um produto ou serviço, o objetivo é educar e informar o público, construindo uma relação de confiança e autoridade.
Porém, para que seja feito de maneira replicável e eficiente, é essencial que siga um planejamento estratégico, como o que fazemos aqui no Método 3A.
Entenda mais sobre a nossa atuação em marketing médico no tópico abaixo!
Impulsione o marketing médico da sua clínica com o Método 3A Médico
Aqui, no Método 3A Médico, somos especializados em marketing médico. Por isso, sabemos como orientar a sua atuação de forma estratégica para conseguir resultados sólidos e metrificados.
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