A forma de usar estratégias e ações com o intuito de atrair e converter os clientes, diz muito sobre uma marca. O marketing de permissão não só respeita o público como tem o cuidado de não importunar com anúncios indesejados.
É possível fazer uma abordagem saudável, gerar uma experiência positiva e alcançar excelência nos resultados. Para clínicas e consultórios, de nada adianta invadir o espaço de um paciente que não tem interesse nos serviços e especialidades.
Neste post trazemos o conceito de marketing de permissão e como construir relacionamentos duradouros da forma correta. Continue lendo para conhecer os benefícios desse modelo e como implementar no seu negócio!
O que é marketing de permissão?
Consiste em uma abordagem estratégica de envolvimento e conexão com clientes em potencial para apresentar a marca, seus produtos e serviços. Antes, porém, o alvo precisa concordar, expressamente, com qualquer tipo de mensagem para iniciar a comunicação efetiva.
Nesse contexto, o marketing de permissão está relacionado ao Inbound Marketing e suas estratégias de atração. Depois de conseguir a permissão para prosseguir com a abordagem e comunicação é hora do envio de conteúdo interessante e atrativo com foco na conversão.
Com o consentimento do destinatário muitas frentes podem ser trabalhadas, especialmente com produção de conteúdo que engloba e-mail marketing, artigos exclusivos, materiais ricos (ebooks, infográficos e pesquisas).
Marketing de permissão no meio médico
Nesse modelo, o marketing bate antes na porta e espera ser convidado para entrar na vida dos consumidores e leads. Aquele comportamento invasivo que interrompe sem autorização dá lugar a uma interação consentida o que viabiliza a construção de um relacionamento duradouro.
A área da saúde, por si só, requer cautela para tratar de assuntos delicados, especialmente quando envolve doenças e males. Com exceção dos tratamentos estéticos que costumam realçar a beleza, muitas são as especialidades que lidam com fragilidades e dores.
Com a permissão é possível corresponder às expectativas, oferecendo exatamente o que o alvo precisa para resolver seus problemas.Caminhando na contração do marketing de interrupção, suas estratégias são mais certeiras e segmentadas.
3 benefícios do marketing de permissão para clínicas médicas

Para clínicas e consultórios é um tipo de marketing que pode trazer resultados mais consistentes e satisfatórios. Embora menos explorado nas estratégias de marketing digital, o modelo oferece vantagens significativas para o negócio!
Construção de confiança e credibilidade
O marketing de permissão sugere ao público abordado que a empresa se preocupa com sua privacidade. Com um pedido de autorização antecipado o consumidor tende a aceitar receber mensagens dando início a uma relação de confiança e respeito.
A credibilidade nasce dessa conduta de não invadir sem ser convidado, guardando as estratégias de publicidade para serem usadas quando permitido. A marca passa a ser vista de modo positivo, o que contribui para o fortalecimento da reputação e imagem.
Melhoria da segmentação e personalização
Nesse modelo o marketing evita abordagens e disparos aleatórios, para um público que não está interessado nos serviços da clínica. A ideia é dialogar com personas ideais, que estejam em vias de se tornarem leads qualificados e, consequentemente, clientes fidelizados;
Aumento do engajamento e fidelidade do paciente
Pedir permissão antes de enviar qualquer tipo de mensagem funciona como um convite de participação. O envolvimento do público nessa etapa impulsiona um engajamento natural que, no futuro, se traduz em fidelidade, sabendo que a clínica tem um posicionamento não invasivo para promover sua marca.
4 estratégias para implementar o marketing de permissão
Antes, conheça seu público-alvo para entender suas dores, dificuldades, problemas e anseios. Assim será mais fácil conseguir uma resposta positiva nas investidas do marketing de permissão.
Existem diferentes formas de utilizar o marketing de permissão para atrair, converter e fidelizar clientes. Veja as principais!
Construa listas de e-mails
Ao construir uma lista de emails é possível obter três tipos de permissão:
- opt-in – lista de permissão concedida pelo próprio usuário que deseja receber e-mails da sua clínica;
- double opt-in ou opt-in confirmado – confirmação do opt-in por e-mail, que garante que o usuário recebeu a mensagem e confirmou a entrada na lista;
- opt-out – lista de permissões não concedidas, mais comum quando ocorre a compra de listas de e-mail marketing.
No primeiro contato a mensagem precisa causar impacto, levando a uma ação importante como o preenchimento de formulários para solicitar newsletter ou divulgações e promoções — uma abertura para o envio de conteúdos mais aprofundados e materiais ricos.
Ofereça conteúdo de qualidade
A relevância do conteúdo é um atrativo para os prospects, especialmente sobre temas que envolvem a saúde e cuidados médicos. Aposte no marketing de conteúdo como suporte do modelo de permissão para que o público seja seduzido por informações de qualidade e veja sua clínica como autoridade no assunto.
Uma vez permitido, a entrega de mensagens e conteúdos relevantes é fundamental para a permanência na lista. Caso contrário, na primeira oportunidade o lead ou cliente usará o opt-out para não mais receber qualquer tipo de mensagem da sua clínica.
Personalize mensagens
Permita que o público escolha a melhor forma de contato com sua clínica oferecendo alternativas personalizadas de mensagens. Crie opções que contemplem a frequência de envios, bem como melhor horário e temas que serão abordados.
Com isso, o destinatário tem autonomia para escolher o que quer receber, sem se sentir pressionado ou intimidado para manter contato. Quanto mais livre e personalizada a escolha, maiores as chances de relacionamento e vínculo.
Aumente a sua presença nas redes sociais
A presença digital faz com que a marca se torne mais conhecida, aumentando a confiança dos potenciais pacientes quando a clínica fizer a abordagem. Na área da saúde, a visibilidade online aumenta a credibilidade, além de gerar engajamento e proximidade.
Nas redes sociais, os usuários mantêm um contato direto com a marca, acompanhando suas campanhas e publicações. Uma interação contínua que permite que o público tire suas próprias conclusões e esteja mais receptivo às estratégias de marketing de permissão.
Conte com o Método 3a para amplificar o seu marketing!
Para dar certo, o marketing de permissão deve ser planejado, mesmo que seja colocado em prática após o aceite do público-alvo. Evitar algumas práticas é essencial para conquistar o desejado “sim” do destinatário, como:
- não seja invasivo no primeiro contato;
- não solicite grande volume de informações no preenchimentos de cadastro;
- jamais compartilhe dados respeitando as normas de privacidade e confidencialidade;
- não omita as opções de Opt-out (o destinatário precisa ter total liberdade de sair da lista);
- não descumpra acordos de frequência e horários dos envios.
A melhor forma de desenvolver um planejamento personalizado e adequado para os objetivos do seu negócio é contar com ajuda especializada. A M3a é uma autoridade em marketing médico, com um time capacitado para implementar o marketing de permissão eficiente.
Se você gostou deste post e deseja atrair e captar potenciais pacientes para a sua clínica, conheças todas as nossas soluções e veja o quanto podemos impulsionar sua marca!