Marketing de influência: o que é e como utilizá-lo?

Entenda melhor o que é o marketing de influência!

O impulsionamento de uma marca pessoal ou profissional na internet requer estratégias eficientes, que estimulem a decisão dos usuários. O marketing de influência é uma boa forma de comunicação e proximidade com o público-alvo.

Para quem atua na área médica, credibilidade e confiabilidade são fatores essenciais, o que demanda cuidado na hora da abordagem. É preciso transmitir uma mensagem crível, de autoridade, por isso a importância da união de planejamento, estratégia e boas parcerias.

Neste post você vai entender o que é e como funciona o marketing de influência. Continue lendo e veja 7 passos para usar esse recurso na medicina e melhorar a imagem da sua clínica!

O que é marketing de influência?

Entenda qual é a importância do marketing de influência!

É uma tipo de marketing digital usado para estabelecer uma comunicação mais próxima com o público por meio de personalidades influentes do mercado. Pessoas com capacidade de convencer uma audiência a tomar decisões em favor de determinada marca.

Os influenciadores se tornam um elo entre os consumidores e a empresa, estabelecendo uma relação de confiança e referência. Para isso, podem ser usados dois modelos de mídia:

– mídia paga – quando os influenciadores são pagos para fazer campanhas ou ações;

– mídia conquistada – quando a colaboração é feita por meio de parcerias, sem remuneração, mas com vantagens para os influenciadores, como visibilidade e prestígio.

Eles são chamados de produtores de conteúdo independentes que exercem influência sobre uma audiência bastante engajada, formada por visitantes, leads e clientes. O objetivo é intermediar o relacionamento entre um público segmentado e a marca.

Como é possível fazer marketing de influência na medicina?

Os influenciadores mais populares utilizam redes como Instagram e TikTok para exercer seu poder de influência sobre o público. Com maior presença de influenciadores, nessas mídias predomina o marketing de influência.

Cada vez mais os médicos estão dividindo o trabalho nos consultórios com o papel de influenciadores digitais. O conteúdo focado na saúde, que seja educativo e esclarecedor, compartilhado por um especialista transmite a credibilidade necessária para atrair e fidelizar o público.

Por que investir em marketing de influência?

O marketing de influência utiliza a voz e confiabilidade de um influenciador conhecido para compartilhar conteúdo e informações sobre a marca.

Considerando a jornada de compra do consumidor e estágios do funil de vendas, trazendo para o universo médico, cada avanço de interesse pode colocar o público mais próximo de se tornar cliente. 

Em outras palavras, investir em marketing de influência pode ser uma ferramenta poderosa para qualquer negócio B2C. Veja alguns dos motivos para investir nessa estratégia!

Acessibilidade

Um ponto positivo do marketing de influência é que você não precisa ter um orçamento robusto para usar a estratégia. Dependendo das especialidades da sua clínica, em vez de pagar ao influenciador, é possível fechar parcerias.

Ele divulga a sua marca em troca de serviços, como consultas, procedimentos e exames, por exemplo. Existem influenciadores em todas as redes, com quantidade diferentes de seguidores e poder de influência que pode deixar seu investimento mais ou menos elevado.

Aumento de autoridade

Associar o nome da marca a de um influenciador que tem um público altamente engajado e que confia no que ele diz, vai aumentar a credibilidade da clínica. Caso seja um médico influenciador, com boa reputação, que sabe se comunicar com seriedade e domínio do assunto, aumentam as chances de a clínica se tornar uma referência.  

Aumento de busca orgânica

A forma orgânica de se comunicar com o público faz do marketing de influência um instrumento que estimula o aumento de busca. O público, atraído pela voz do influenciador, passa a procurar mais informações e consumir conteúdo, interessado em detalhes da campanha.

Diversidade para a estratégia de conteúdo

O marketing de influência enriquece a estratégia de conteúdo e pode gerar mais alcance para a marca e diversificação nos canais de interação com o público. É importante envolver o influenciador na criação do conteúdo, priorizando a autenticidade e originalidade da forma como ele se comunica com a audiência.

Formação de parcerias com outros profissionais

No caso da área médica, formar parcerias com especialistas de outras áreas para promover as marcas por meio das estratégias de influência pode gerar bons resultados.  No entanto, é fundamental se aliar a perfis autênticos e confiáveis, para não correr o risco de cancelamento na web.

Como é possível fazer marketing de influência em sua clínica em 7 passos?

O marketing de influência como qualquer estratégia digital exige planejamento, para alinhar as ações aos objetivos desejados!

Entenda o seu público e os seus objetivos

O primeiro passo é determinante para continuidade das ações, já que é preciso saber qual será o público abordado e o que se espera dessa interação. Trace objetivos claros e alcançáveis, pensando no potencial do influenciador de escalar o conteúdo, conseguir fortalecer o engajamento e gerar conversão.

Conhecer os hábitos, comportamentos e necessidades do público-alvo, ajuda na criação, tom e linguagem do conteúdo que será transmitido pelo influenciador. Assim é possível entender o que influencia a tomada de decisão e ir direto ao ponto de estímulo da jornada.

Considere diversos formatos

O marketing de influência permite utilizar formatos, o que amplia as possibilidades de engajamento:

– campanhas – o influenciador se envolve diretamente com a divulgação e seu propósito;

– parcerias – envolve a prática de envio de presentes e amostras de produtos para que os influenciadores divulguem como “recebidos”, deixando opiniões e impressões que favorecem a marca;

– publipost – divulgação paga, com identificação de publicidade no próprio conteúdo, que pode ser feita direta pela clínica ou por intermédio de uma agência.

Escolha seus parceiros com cuidado

Os influenciadores têm um papel de grande importância para a imagem da marca, por isso, é primordial que seja alguém que se identifica com os valores e essência da sua clínica e vice-versa.

Não leve em conta apenas o volumoso número de seguidores ou poder de persuasão de determinado influenciador, mas sim, seu potencial de convencer o público que sua clínica deseja alcançar, o que aumenta as chances reais de conversão.

Fomente um conteúdo rico e educador

Um conteúdo relevante e rico é aquele que prende a atenção da audiência e faz com que mais informações sejam buscadas tanto na internet quanto diretamente na clínica. De nada adianta pagar um influenciador renomado, fazer parcerias sólidas se a interação com o público não despertar gatilhos importantes para as estratégias de marketing.

Faça colaborações em eventos

Contar com a presença e participação de um influenciador nos eventos médicos promovidos pela sua clínica, vai gerar uma publicidade positiva. A visibilidade dessa figura pública favorece a marca que será vinculada a fotos, vídeos e depoimentos em seu perfil e compartilhado com seguidores atentos.

Foque na transparência e na ética

Duas práticas essenciais no mundo dos negócios que ganham um peso ainda maior quando se trata da medicina. Antes de contratar ou fazer parceria com um influenciador, observe as regras e exigências dos órgãos reguladores como os Conselhos, Federais e Regionais de Medicina, CFM e CRM, respectivamente.

Acompanhe os resultados regularmente

Toda campanha de marketing deve ser planejada, acompanhada e monitorada para saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. Acompanhar o desempenho permite intervenções em tempo hábil e mudança de direção na abordagem.

A melhor forma de fazer esse acompanhamento, investir mais ou fazer os ajustes necessários é conectar os objetivos traçados a métricas quantitativas, como:

– taxa de engajamento;

– número de vendas;

– alcance da marca;

– tráfego para os canais da empresa.

Impulsione a sua imagem pessoal com o Método 3a

A nova resolução do CFM, sobre o que pode e não pode fazer se tratando das campanhas que envolvem a publicidade médica, abriu espaço para estratégias mais direcionadas de divulgação das clínicas e consultórios.

O marketing de influência é um dos recursos que viabilizam o aumento de clientes de modo orgânico e mais rápido. No entanto, é preciso acertar no planejamento e na escolha do influenciador para  garantir o resultado almejado.

Na Método 3a, agência especializada em marketing médico, nossos especialistas estão atentos ao mercado, às redes sociais e canais digitais mais utilizados para ajudar sua clínica no alinhamento da estratégia de influência com os objetivos propostos. Se você deseja fortalecer sua imagem pessoal e da sua clínica com boas práticas de marketing médico, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar nesse desafio!

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