Os seminários, conferências e feiras de saúde podem gerar excelentes oportunidades para médicos, clínicas e consultórios. É importante aproveitar o momento para a promoção pessoal ou empresarial e é para isso que serve o marketing de eventos.
A realização de um evento demanda organização alinhada a objetivos claros que podem ser fortalecer a imagem, aumentar o networking ou marcar presença no mercado. Da estrutura ao público participante, é preciso pensar em cada detalhe para que tudo saia conforme planejado.
Neste post você vai entender o que é o marketing de eventos e como suas estratégias favorecem a área médica. Continue lendo e veja como criar e desenvolver suas ações usando esse tipo de marketing!
O que é o marketing de eventos?
Consiste em uma estratégia de uso do contato no ambiente presencial ou online com clientes, parceiros e prospects. Com o objetivo de promoção e divulgação são organizados eventos diversos que permitem apresentar os produtos ou serviços, bem como criar e fortalecer relacionamentos.
O conjunto de práticas e ações envolve a aplicação do marketing tradicional mesclando com as tendências digitais. Assim é possível abranger aspectos importantes como pesquisa de mercado, promoção da marca, planejamento estratégico, mensuração e análise de resultados.
Como o marketing para eventos pode ser positivo para médicos?
Cada evento demanda um tipo de abordagem e exige adequação das ações para alcançar os propósitos. No caso da área médica, o marketing voltado para eventos permite uma visão mais estratégica para trabalhar pontos essenciais, como:
Segmentação de pacientes
Se a intenção com o evento for atrair e prospectar mais clientes é fundamental investir na segmentação para dialogar com o público-alvo certo. Essa etapa é importante para estabelecer uma relação de custo-benefício, já que um evento demanda investimento de tempo e dinheiro e precisa trazer o retorno esperado.
Definição de objetivos mensuráveis
De modo geral, o marketing permite o planejamento de ações que podem ser monitoradas e mensuradas para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Ao pensar um evento usando as estratégias de marketing, os objetivos serão traçados de modo que gerem dados e taxas para resultados quantitativos e qualitativos, capazes de medir o nível de sucesso do evento.
Ações mais assertivas
A assertividade, seja na abordagem ou transmissão da mensagem durante o evento, é um dos pontos positivos de uso do marketing de eventos. Com o público segmentado e sabendo qual é o foco principal, todo o conteúdo programático do evento será direcionado para despertar interesse e engajar o público.
Aumento de previsibilidade
Da organização em si à necessidade de ajustes técnicos e resultados almejados, o planejamento de marketing para eventos fornece prévias importantes. Com as estratégias e ações definidas é possível se antecipar aos contratempos e fazer mudanças para garantir um evento bem-sucedido.
As 4 principais etapas do marketing de eventos
O marketing de eventos funciona como uma engrenagem, ou seja, em etapas que vão desde a concepção até os resultados. Para ter êxito, as ações podem ser divididas da seguinte maneira:
Planejamento
A fase de planejamento engloba toda a organização a partir da ideia de realização de um evento. É preciso considerar alguns fatores, como:
- objetivos – definição do tema e do que se espera alcançar com o evento;
- pesquisa e segmentação do público – quem são as pessoas a serem prospectadas ou convidadas para o evento, quais são as necessidades e interesses desse público;
- criação do evento – escolha do formato, o conteúdo e programação, com definição de data, local, horário e quantidade de público de acordo com a capacidade física ou online;
- divulgação do evento – uso das aplicações e ferramentas de marketing para comunicar sobre a realização do evento, o que pode ser feito por meio tanto das mídias digitais quanto pelos veículos tradicionais.
Execução
Escolha dos fornecedores e parceiros para tornar possível a realização do evento, com viabilização dos recursos e ferramentas adequados para ambiente físico ou online, conforme a definição na fase de planejamento.
Orçamento
Com o público e o formato definidos é hora de levantar o orçamento que será necessário para realização do evento. O ideal é planejar de acordo com a verba disponível, no entanto, talvez seja possível idealizar algo mais ousado, se percebidas chances reais de retorno financeiro para cobrir os gastos e evitar prejuízos.
Avaliação
O pós-evento é tão importante quanto sua preparação, já que é o momento de avaliar os resultados e saber se a ideia e organização tiveram sucesso. Uma análise que permite identificar os pontos de melhoria para os eventos futuros.
Exemplos de marketing de eventos
Entre os principais eventos que podem ser organizados para a área da saúde, levando em conta a finalidade, objetivos e metas, se destacam:
Conferências
A conferência é um evento de grande porte que reúne um número elevado de pessoas, normalmente, em torno de um tema técnico-científico. O objetivo é discutir tópicos específicos com a participação de profissionais renomados que são autoridade no assunto.
De amplitude nacional ou internacional, é um tipo de evento que abre espaço para as discussões, debates e construção do networking. Além disso, dependendo da atuação do médico ou da clínica, o aprendizado melhora a qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
Seminários
De caráter mais interativo e intimista, o seminário tende a compartilhar informações entre um público menor e mais seleto. Uma oportunidade de promover rodas de conversas e aplicações práticas em forma de pequenos treinamentos ou interações diretas com especialistas da área.
Lançamento de produtos ou serviços
Para clínicas que realizam procedimentos estéticos e odontológicos, por exemplo, os eventos de divulgação de novos produtos e serviços são excelentes. É uma forma de atrair o interesse do público em conhecer mais informações, criando expectativa sobre resultados e eficiência.
Como construir um bom marketing de eventos?
Para acertar no marketing de eventos para uma clínica ou consultório médico, inclua essas ações no seu planejamento:
Promova eventos online e presenciais
Em plena era digital, os eventos presenciais, apesar de ainda serem realizados, deram lugar à praticidade online. Portanto, mescle os dois formatos para abranger públicos de acordo com a preferência e, com isso, aumentar as chances de atrair mais clientes para o seu negócio.
Divulgue conteúdo rico
O conteúdo é um dos pilares do marketing digital e pode ser o atrativo principal para o seu evento. Na área da saúde, a relevância das informações faz com que os visitantes, leads e clientes queiram saber mais detalhes.
Por isso, ao divulgar o evento, associe bem o conteúdo ao tema, inclusive com chamadas para os artigos relacionados do blog, caso tenha.
Engaje os seus pacientes
Um cliente satisfeito se torna promotor natural de uma marca, logo, inclua os pacientes ativos na lista de convidados e participantes dependendo do tipo de evento. Ninguém melhor que um cliente ativo para ratificar as informações e confirmar a qualidade dos serviços médicos prestados.
Crie uma comunidade digital
Seja nas redes sociais, dentro do site ou por uma plataforma específica a criação de uma comunidade reúne pessoas com interesses e objetivos comum, levando a debates e discussões importantes, para engajar e fidelizar o público-alvo — a comunidade pode ser bastante eficaz antes e após o evento, sobretudo pelos feedbacks coletados.
Conte com suporte especializado
Pensar em um evento é fácil, porém, na hora de elaborar um planejamento e colocar cada etapa em prática, o ideal é contar com a ajuda de especialistas.
Os profissionais que atuam no marketing digital e conhecem bem o mercado online, conseguem otimizar e direcionar as ações usando as melhores estratégias para engajar seu evento.
Da escolha do tema, tipo e formato, além do público ideal, uma agência de marketing médico terá a expertise necessária para garantir a presença e fazer do evento um sucesso de público e conversões.
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Uma marca não nasce da noite para o dia, especialmente no ambiente online, tão competitivo e diverso. Se tratando do marketing de eventos, aliado às ações para organizar um seminário ou conferência, é preciso se fazer presente na web.
Nisso, a M3a pode ajudar, com uma gama de soluções voltadas para médicos, clínicas e consultórios. Em nossa agência, trabalhamos de acordo com as necessidades e objetos dos nossos clientes, viabilizando ações e recursos para aumentar a reputação digital e atrair mais e mais pessoas a cada evento organizado.
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