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Instagram médico: como marcar a sua presença

Instagram médico: como marcar a sua presença

A presença online se faz cada vez mais necessária para facilitar a proximidade de profissionais e empreendimentos com seu público-alvo. Com isso, ter um Instagram médico é um importante passo estratégico para atrair e reter clientes.

Em terceiro lugar como rede social mais usada no Brasil, o Instagram é um ambiente dinâmico que favorece a comunicação e interação com os usuários. A competitividade é grande e, por isso, é preciso criar um perfil interessante, didático e confiável.

Neste post trazemos tudo o que você precisa saber para ter uma rede social profissional e se manter conectado a seus pacientes. Continue a leitura e veja o passo a passo para ativar seu Instagram médico!

Por que ter um Instagram médico?

O volume elevado de usuários ativos no Instagram potencializa o engajamento e a conversão de clientes. No caso de um perfil médico, essa pode ser uma boa estratégia de marketing digital para as pessoas conhecerem o trabalho do profissional e os serviços prestados no consultório.

Uma ação que além de aumentar a visibilidade e trazer mais reconhecimento, fortalece a imagem enquanto marca. Afinal, para ter retorno sobre o investimento em equipamentos e estrutura de um consultório é preciso atrair mais clientes e pacientes.

Com um perfil no Instagram voltado para as atividades médicas, as chances de ter maior fluxo de pacientes são reais. Entre postagens e campanhas, os recursos da rede social podem ajudar a atrair aqueles que estão em busca de um atendimento médico especializado.

Como fazer um Instagram médico?

Um perfil empresarial permite segmentar o público para direcionar as ações e até mesmo os anúncios, caso você decida utilizar a plataforma de divulgação. Entre as principais características estão faixa etária, gênero, localização geográfica, comportamento e interesses.

A rede conta com mais de 100 milhões de usuários que visitam diariamente os mais variados perfis à procura de entretenimento e informações. Para criar um Instagram médico, leve em conta alguns aspectos.

Conta profissional Instagram

O Instagram se divide em perfil particular e perfil profissional, sendo esse último criado em 2016 para separar os objetivos na rede. Ter uma conta profissional significa que as postagens e conteúdos serão direcionados para o trabalho e prestação de serviços com a ideia de venda.

É importante estabelecer um padrão, desde a imagem até o layout das postagens para criar uma identidade marcante, para que o visitante saiba com facilidade que é você. Nela, serão inseridas informações como nome, nome de usuário, biografia, endereço de e-mail, endereço do consultório, entre outros. 

O que colocar na bio do Instagram

O espaço de caracteres limitados deve ser usado para descrever sobre quem você é, a sua especialidade, diferencial profissional e número do registro médico, por exemplo. Uma frase de destaque, com citação de um filósofo ou pensador de respeito, será bem-vinda.

Conteúdo para postar no Instagram

O conteúdo relevante é  chaves do sucesso do marketing digital, uma vez que as pessoas quando procuram um médico desejam esclarecimentos e rapidez. Portanto, as postagens precisam prender a atenção do público e fazer com que as visualizações se tornem frequentes.

Rotina profissional

No tempo em que o atendimento humanizado é defendido como diferencial médico, mostrar o dia a dia do profissional e da pessoa por trás do jaleco vai aguçar a curiosidade dos visitantes e estimular o vínculo.

Apresentar a rotina dentro e fora do consultório é uma espécie de portfólio, porém com uma abordagem mais direta e dinâmica. Ver um profissional que cuida da saúde fazendo atividade física, se alimentando de modo adequado ou seguindo protocolos médicos pode ser o incentivo que alguém precisa para agendar uma consulta.

Dicas médicas

Respeitando as regras e restrições do Conselho Federal de Medicina ao postar dicas de cuidados e prevenções você pode ganhar muitos seguidores. Cada vez mais as pessoas estão preocupadas em manter a saúde em dia, seguindo à risca as recomendações de profissionais sérios.

Mitos e verdades

A internet é um terreno sem lei e enquanto muitas postagens trazem verdades cientificamente comprovadas, outras são um desserviço para a área média. Dependendo da sua especialidade, as postagens contendo mitos e verdades sobre um tratamento ou procedimento serão válidas para evitar problemas ao paciente no futuro.

O que postar no Instagram?

O que postar no Instagram?

Todo perfil, com foco na divulgação profissional, requer um planejamento mínimo de marketing digital, o que não é diferente para o Instagram médico. Além do conteúdo, atente-se para a frequência das postagens, considerando que os clientes e pacientes estão sempre em busca de novidades.

Se alguém entrar no perfil e perceber que está desatualizado, o risco de parar de seguir e ainda contagiar negativamente os demais usuários é grande. É essencial diversificar os conteúdos, os canais utilizados dentro da rede e os temas, para não cair na mesmice e entediar sua audiência.

O que postar no feed do Instagram

Como o Instagram permite interações por meio dos comentários, invista em postagens que estimulem a participação. A cada reação e feedback você terá insights para as próximas publicações, com alinhamento gradual a um público fiel e interativo.

No início, você pode até ter dúvidas sobre o que publicar no Instagram, mas com o tempo será mais fácil coletar as ideias e transformar em postagens interessantes. Há milhares de coisas para postar no Instagram, desde dicas simples até consequências e resultados de um tratamento ou procedimento.

Lembrando que o Conselho Federal veda qualquer tipo de publicação que exponha a imagem do paciente, mesmo que ele concorde. Por falar em imagem, investir em uma arte personalizada criativa pode atrair mais que um texto longo na legenda.

Considere o modo de aprendizado e percepção das pessoas, nesse caso, com auditivo e visual predominante. A imagem de um procedimento pode lembrar o paciente da necessidade de procurar o atendimento de um especialista.

Ideias de stories

Os stories podem conter fotos ou vídeos que em poucos segundos podem envolver a audiência e provocar uma ação. Pode ser usado para mostrar o dia a dia do médico e divulgar ações realizadas no consultório em tempo real ou que vão acontecer.

Caixas de perguntas Instagram

As famosas caixinhas de perguntas do Instagram são uma maneira divertida de interação e, ao mesmo tempo, de levar informação ao público. Nos stories, de forma antecipada, você pode informar que abrirá espaço para dúvidas e/ou sugestões sobre determinado tema, trazendo respostas em seguida.

Ideias de reels

Lembra do tipo de aprendizado? Os vídeos, com movimentos e sons são excelentes alternativas de divulgação, especialmente para quem não tem tempo ou paciência para a leitura.

Eles podem ser mais curtos ou longos, desde que estabeleçam uma linguagem adequada, com relevância de conteúdo e intenção de informar e esclarecer dúvidas. O desafio é grande, mas se acertar o tom, terá fiéis seguidores e consumidores de reels.

Ideias de lives

As lives médicas servem para tirar dúvidas, esclarecer e por isso precisam de autoridade, ou seja, os profissionais participantes devem dominar o assunto e passar credibilidade.

Abrir uma enquete nos stories com sugestões de temas e possibilidade de voto, além de dividir com o público a decisão, ajuda a acertar na escolha. Os temas tratados podem envolver doenças e complexidades, tratamentos e resultados, procedimentos e preparos.

Métricas Instagram: tudo o que você precisa saber

O Instagram oferece recursos de monitoramento e medição das postagens no perfil profissional. Acompanhar o desempenho serve de base para que você saiba o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

A definição de indicadores e métricas vai depender do seu objetivo com o perfil, a frequência de postagens e resultados almejados.

O que você não pode fazer no Instagram

Mais do que saber o que postar no Instagram, é importante entender o que não se deve fazer na rede para não comprometer a imagem profissional e do consultório. Além das diretrizes do Conselho Federal de Medicina, algumas condutas e estratégias devem ser evitadas como:

  • Falta de constância – sem uma periodicidade e frequência das postagens, a tendência é que o público deixe de visitar o perfil acreditando não haver nada e novo;
  • Conteúdo irrelevante para a audiência – o conteúdo é uma forma de atrair e interagir com o público, gerando uma conexão espontânea, mas, para isso precisa ser relevante ou ele mudará de perfil imediatamente;
  • Foco no número de seguidores – um perfil médico deve gerar proximidade com usuários que sejam potenciais pacientes e não apenas em ter um número grande de seguidores;

O Instagram médico é um dos recursos mais potentes da atualidade, se tratando do ambiente online. Com uma boa estratégia e uma agência de marketing especializada para cuidar do seu perfil, você pode atrair mais pacientes e fidelizar os ativos, transformando cada um deles em promotores naturais da sua marca.

Gostou do post? Que tal aproveitar para conhecer os serviços da Método 3 e saber como podemos ajudar na criação de uma estratégia totalmente personalizada para a sua conta profissional do Instagram!

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