CTA: como conquistar mais pacientes estrategicamente?

O que é CTA?

Para fazer com que o leitor, visitante ou usuário avance em uma página ou realize uma ação favorável, o marketing digital utiliza o CTA. Uma espécie de estímulo que sugere os benefícios que ele pode encontrar se der mais um passo.

Se tratando da área da saúde, o Call to Action é usado para encorajar os pacientes a conhecerem mais sobre os serviços da clínica ou consultório. Uma forma de aguçar a curiosidade como complemento de uma leitura ou pesquisa.

Neste post você vai saber o que é CTA e sua importância para as empresas. Continue lendo, saiba quais são os benefícios dessa estratégia e como criar CTAs eficientes!

O que é CTA?

Call to Action ou Chamada para a Ação é um recurso aplicado no ambiente online, para estimular um movimento do leitor ou visitante. A chamada que pode ser visual ou textual ajuda a promover a marca, engajar, gerar leads e conversões.

A ideia é fazer um pedido que chame a atenção e faça com que o alvo avance para conferir mais conteúdos ou ofertas. O CTA é capaz de guiar o público dentro dos estágios do funil de vendas, de acordo com os objetivos da empresa.

Por que o CTA pode ser fundamental para empresas?

Trazendo para o universo da saúde, com tanta competitividade na web, é preciso descobrir meios de fazer com que um visitante se interesse mais pela clínica e queira saber sobre os serviços, especialidades e procedimentos, de forma natural e intuitiva.

É nesse contexto que o CTA se torna essencial, ao prender a atenção e direcionar o leitor ou visitante com uma chamada de impacto. Esse é um desafio que muitas empresas enfrentam, não importa a área de atuação, já que o consumidor da atualidade não se detém apenas em uma página.

7 benefícios de utilizar CTAs no seu marketing

7 benefícios de utilizar CTAs no seu marketing

O uso do CTA no marketing de conteúdo, por exemplo, é praticamente obrigatório, pois ele fecha a mensagem transmitida convidando o visitante a dar continuidade ao contato.

A ferramenta traz vantagens tanto imediatas quanto de médio e longo prazo. Veja os benefícios dessa ferramenta!

Aumento das conversões

A cada ação realizada por um leitor ou visitante é um lead a mais com potencial de se tornar um cliente. O propósito do CTA é o avanço e quando isso acontece é um sinal de que existe interesse e desejo de saber mais sobre a empresa.

Direcionamento do tráfego

Usar um CTA como tática contribui para otimizações mais eficazes para os mecanismos de buscas. A geração de tráfego para outros conteúdos de temas relacionados cria melhor direcionamento melhorando o ranqueamento das páginas e blogs.

Engajamento do público

Seja no blog ou nas redes sociais, um público altamente engajado potencializa excelentes resultados. Com uma boa chamada para a ação, é possível persuadir e manter o público conectado, consumindo mais e mais conteúdo.

Geração de leads qualificados

Um lead quando avança impulsionado por um CTA demonstra seus interesses e necessidades, qualificando sua jornada. Seja a leitura de mais conteúdos sobre determinado procedimento, a resposta de uma pesquisa ou saber detalhes de um produto ou medicamento.

Melhoria da experiência do usuário

Experiências positivas são aquelas em que, ao procurar por serviços ou produtos em suas pesquisas, o lead consegue encontrar soluções e respostas. Um CTA bem-elaborado que consegue conduzir o público por um caminho de esclarecimentos, só traz benefícios para a empresa.

Aumento das vendas

Se aumentam as conversões, as chances de crescimento das vendas acompanham esse movimento. Quanto mais engajado, esclarecido e educado, mais o lead fomenta a possibilidade de se tornar um cliente ativo e fidelizado.

Fortalecimento da marca

A presença online é fundamental para qualquer empresa que deseja atrair e engajar o público na internet. O CTA envolvente e persuasivo cria uma identificação do público com a marca que vai reconhecer de imediato quando se deparar com um conteúdo, uma campanha ou qualquer ação promocional desenvolvida pela clínica.

Como criar CTAs eficazes

Os CTAs devem ser desenvolvidos e utilizados conforme o planejamento estratégico de marketing, levando em conta os objetivos dda clínica. Do topo ao meio e fundo do funil, muitas chamadas podem ser aplicadas com o intuito de conversão.

Veja os principais aspectos necessários para elaboração de CTAs arrasadores!

Clareza e concisão

A construção adequada de uma frase ou mensagem de CTA faz com que o leitor ou visitante compreenda imediatamente o que se espera como ação. Exemplo disso são os CTAs curtos e direitos:

  • Clique no botão abaixo;
  • Faça o download do conteúdo;
  • Se inscreva gratuitamente.

Destaque visual 

É importante que o CTA se destaque no layout do conteúdo ou do vídeo, para facilitar a visualização do leitor. É possível usar um design chamativo com cores atraentes e intuitivas.

Verbos de ação

Os verbos de ação — faça, baixe, visite, responda, confira – usados em conjunto com uma fala direta e sem rodeios geram proximidade com o leitor ou visitante, fazendo com que ele se sinta motivado à ação.

Senso de urgência

Os gatilhos mentais da urgência e escassez funcionam bem no emprego do CTA já que provocam uma ação para não perder a oportunidade. Usar artifícios como “Agora”, “Aproveite a oferta”, “Última chance” causa um efeito de necessidade imediata.

Oferecimento de benefícios

Pensando na clínica, vale oferecer descontos em pacotes de procedimentos ou uma sessão gratuita de serviço em caso de consulta. Convide para uma ação que gere algum tipo de vantagem, seja financeiro ou de resolução do problema.

Personalização

CTAs personalizados conversam direto com o leitor e geram uma proposta de valor, fazendo com que o alvo se sinta importante e valorizado. Demonstram que a empresa se preocupou com a segmentação para desenvolver um diálogo mais específico e direcionado.

Teste de diferentes versões

Caso a clínica atue em diversas frentes, ou seja, com diferentes especialidades e procedimentos, varie no uso dessa técnica. Além de não ter uma chamada engessada e focada em apenas um público, vai abranger visitantes e leads de perfis variados.

Conte com o Método 3a médico para cuidar da sua estratégia!

Toda estratégia de marketing digital demanda planejamento das ações para otimizar recursos e tempo. É preciso pensar com cuidado quais serão as ferramentas, métodos e técnicas usados para alcançar os objetivos propostos.

De modo geral, o CTA é um complemento do que o marketing desenvolve para a web. Ele é a conclusão de um conteúdo, o estímulo de conferência de ofertas ou qualquer desejo de ver o leitor ou visitante realizar uma ação.

Com a ajuda da M3a, especialista em marketing médico, você pode implementar CTAs personalizados para impressionar o seu público, gerar leads qualificados e boas oportunidades de negócio.

Gostou do post e deseja colocar essa estratégia em prática? Entre agora mesmo em contato com a gente e saiba como podemos contribuir para a efetividade das suas chamadas!

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