Contabilidade médica: gestão financeira eficiente para clínicas e consultórios

O que é contabilidade médica?

O principal objetivo das clínicas e consultórios é oferecer serviços e atendimento de qualidade com foco na promoção da saúde e bem-estar. No entanto, por trás da missão está um negócio, que demanda gestão e cuidado para se manter ativo.

Nesse contexto, a contabilidade médica é fundamental para dar suporte ao planejamento financeiro e viabilizar um crescimento consolidado. Das despesas e receitas à retenção de impostos e pagamento de tributos, tudo deve ser contabilizado.

Mas, o que é e como funciona esse tipo de contabilidade? Neste post você confere as especificidades contábeis da área médica, os benefícios dessa prática e como implementar de forma eficiente na sua clínica!

O que é contabilidade médica?

Consiste no braço financeiro responsável pela parte fiscal, legal e tributária, especializado na área médica. Um serviço terceirizado, conduzido por um profissional especializado que cuida de todos os procedimentos que envolvem as questões contábeis da clínica enquanto negócio.

A contabilidade médica é encarregada de:

  • calcular os impostos correspondentes;
  • verificar e atender às obrigações legais junto aos órgãos reguladores;
  • lançar as guias de impostos;
  • elaborar o imposto de renda;
  • criar relatórios analíticos.

Importância da contabilidade médica

O pagamento de tributos em atraso gera multas e juros, além do risco de problemas com a Receita Federal. Dependendo da situação, a clínica pode ser penalizada ou até mesmo impedida de funcionar até regularizar suas pendências.

Além disso, existem aspectos específicos que envolvem a atividade médica no que diz respeito à formalização. Por exemplo, a definição adequada do regime tributário pode favorecer a clínica com a redução da carga tributária.

Os médicos podem se enquadrar no regime do Simples Nacional utilizando qualquer CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) da área médica e pagar entre 6% e 33% de impostos.

Um especialista terá propriedade para orientar sobre a melhor alternativa e dar todo o suporte na retaguarda. Uma contabilidade eficiente evita o pagamento de taxas indevidas, apresenta demonstrativos reais e consolidados, auxilia na regularização de tributos e definições de CNAE, natureza jurídica e registros.

Principais aspectos da contabilidade médica

Principais aspectos da contabilidade médica

Nas atividades operacionais, a contabilidade médica não é diferente da tradicional, considerando a obrigatoriedade de controle da movimentação financeira.

Registro de receitas e despesas

Tudo o que entra e sai do caixa ou da conta bancária deve ser registrado no livro caixa e escriturado posteriormente na contabilidade. Esse processo é essencial para alimentar os relatórios que servirão de análise da gestão e tomadas de decisão mais seguras.

Controle de fluxo de caixa

Enquanto o livro caixa tem uma função mais operacional, o fluxo de caixa é gerencial e contribui para a previsibilidade das despesas e receitas. Nele são lançadas as projeções e perdas e ganhos dentro de um período, ratificadas pelos apontamentos reais do livro.

Planejamento e orçamento

A correlação entre o orçado e o realizado se funde nas atividades financeiras e contábeis, a partir dos dados e informações geradas. A contabilidade médica é preventiva, fornecendo elementos sólidos para que a gestão consiga visualizar investimentos e gastos de médio a longo prazo.

Gestão de contas a pagar e a receber

As anotações de entrada e saída embasam toda a gestão financeira e contábil de uma empresa, impactando na demonstração real do dinheiro, ou seja, o fechamento contábil ao final de um período mostrará se a empresa teve lucro ou prejuízo.

Benefícios da contabilidade médica para clínicas

Todo negócio, não importa a área de atuação, demanda planejamento, organização e controle, o que é ainda mais importante quando o assunto é finanças. A contabilidade médica reforça e endossa o trabalho financeiro a fim de aprimorar o desempenho da gestão em diversos aspectos:

  • melhor tomada de decisão;
  • conformidade legal e fiscal;
  • identificação de áreas de melhoria;
  • aumento da rentabilidade.

Passos para implementar a contabilidade médica na sua clínica

Assim como os médicos precisam do CRM, os contadores precisam do CRC que é o registro no conselho da classe para atuar na área. Isso quer dizer que um gestor de clínica médica não pode ser o responsável técnico da parte contábil.

É preciso levar em conta as características do negócio e todo o conhecimento do profissional que direciona suas atividades para o setor da saúde. Para garantir uma gestão financeira efetiva, sua clínica precisará de uma contabilidade alinhada.

Com alguns cuidados, a implantação pode ser simples e trazer excelentes resultados para o seu negócio!

Contratação de profissionais especializados

Contar com o suporte de quem entende das particularidades que envolvem as questões fiscais e tributárias é a melhor forma de assegurar bons resultados contábeis. Por isso, invista na contratação de um contador com expertise nas obrigações e exigências da área médica para pessoas jurídicas.

Utilização de softwares específicos

O controle financeiro manual, além de ser trabalhoso, toma tempo e pode acarretar erros difíceis de identificar. Com um sistema de gestão financeira integrado a um módulo contábil será mais fácil registrar as entradas e saídas, fazer a escrituração, elaborar relatórios e tecer as análises para tomar decisões.

Treinamento da equipe

Mesmo com a terceirização da contabilidade é essencial que o time interno saiba como funciona a rotina contábil. Assim, todos os lançamentos e registros financeiros serão feitos pensando na importância de gerar informações confiáveis e evitar consequências ruins como decisões erradas e prejuízo financeiros.

Definição de processos e rotinas

A gestão financeira é o coração do negócio, considerando a necessidade do dinheiro para manter a clínica funcionando. Instituir processos e rotinas é definir responsáveis, estabelecer prazos, organizar documentos e saber operacionalizar planilhas e sistemas.

Conte com a Método 3a médico para otimizar a contabilidade da sua clínica

De modo geral, para pagar as contas em dia é preciso ter dinheiro no caixa ou no banco, deixando as alternativas de crédito e parcelamento para último caso. O pagamento à vista, evitando contrair dívidas de longo prazo mantém a saúde financeira em equilíbrio.

Quanto mais clientes maior será o potencial de rentabilidade da sua clínica e segurança financeira para realizar as compras e fazer investimentos. A Método 3a é especializada em marketing médico, portanto, uma potente aliada na criação de estratégias de captação de pacientes.

Indiretamente contribuímos para a gestão financeira e, consequentemente, otimização da contabilidade médica. Nosso trabalho é focado no fortalecimento da marca para aumentar a visibilidade online, atrair o público, estimular a conversão para fazer sua clínica crescer e aumentar o faturamento

Quer saber como melhorar o desempenho financeiro da sua empresa com a ajuda do marketing digital? Acesse o nosso site para conhecer nossas soluções e como podemos contribuir nesse desafio!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

O que é um livro caixa?
Previous Story

Livro caixa: gestão financeira eficiente para clínicas médicas

O que é um consultório em sociedade?
Next Story

Consultório em sociedade: vantagens, desafios e estratégias de sucesso!

Latest from Posts do Blog

Go toTop