O planejamento das campanhas de marketing para negócios da área da saúde como clínicas, consultórios e laboratórios deve ser pensado de forma estratégica. Os desafios são grandes, sobretudo, devido à alta competitividade no ambiente online.
Para atrair o público e aumentar o número de conversões é preciso alinhar os objetivos da marca com as expectativas dos potenciais pacientes. Um resultado que demanda um conjunto de esforços que inclui ferramentas, métodos e uso adequado de canais.
Neste post você confere o que são as campanhas de marketing e sua importância para as empresas. Continue lendo e veja como desenvolver boas campanhas e impulsionar sua marca na web!
O que são campanhas de marketing?
É um tipo de estratégia que engloba uma série de ações criadas com base em uma meta específica com programação de início e fim. De modo geral, o objetivo é promover e aumentar a visibilidade da marca, bem como aumentar a audiência nos canais utilizados.
Para colocar uma campanha de marketing em prática são usados diversos recursos como anúncios online, veiculação em televisão e rádio, redes sociais, e-mail marketing, vídeos, impressos e tudo o que permitir interação e comunicação com o público-alvo.
O trabalho de promoção é realizado para alcançar o propósito relacionado às expectativas de geração de vendas, seja de produto ou serviço. As ações são direcionadas ao público, de modo que possa se estreitar o relacionamento entre empresa e audiência.
Qual é a importância das campanhas de marketing?
Motivadas por objetivos e metas específicos, as campanhas de marketing são efetivas e benéficas em muitos aspectos, como:
Geração de leads
O comportamento do consumidor de buscar diversas alternativas nas pesquisas online, exige que as campanhas tenham alvos concretos. Quando bem-desenvolvidas, atraem a audiência, produzindo leads que, nutridos corretamente, podem se transformar em pacientes no futuro.
Aumento das vendas
Após a geração de leads por meio das campanhas, outras ações e marketing são realizadas para estimular o avanço na jornada de compra. A cada estágio do funil percorrido é uma chance a mais de efetivar uma venda.
Aumento do reconhecimento de marca
As campanhas de marketing fortalecem a imagem fazendo com que o público reconheça a marca de imediato em diferentes situações. A comunicação constante e recorrente aumenta essa visibilidade, produzindo na audiência uma interação natural e intuitiva.
Atração de novos pacientes
Boas campanhas aguçam a curiosidade e interesse da audiência para conhecer os produtos e serviços promovidos. Na área da saúde, a divulgação de especialidades e procedimentos, mostrando seus benefícios ajuda a atrair lead que ainda não são pacientes.
Fidelização de pacientes
Da mesma forma os pacientes ativos que conferem e constatam a efetividade de um serviço, ratificando as informações da campanha, escolhendo permanecer vinculados à marca, seja pela qualidade, credibilidade e eficiência.
Construção de autoridade e credibilidade
As campanhas médicas têm um compromisso com a verdade e ética, ao transmitir mensagens que explorem o conhecimento. É fundamental que a audiência perceba a autoridade impressa na fala, o que aumenta a credibilidade.
Educação e conscientização
Campanhas sazonais que abordam temas relacionados aos cuidados preventivos de males e doenças ajudam a conscientizar o público. Na área médica são muitas as alternativas que podem ser exploradas, alinhando o poder educativo da mensagem com os objetivos financeiros da marca.
Diferenciação da concorrência
Entre uma clínica que realiza campanhas bem planejadas e interessantes e aquela que não investe no marketing como ferramenta de conversão, certamente a audiência dará atenção àquela que se preocupa com a comunicação e relacionamento com público.
Como desenvolver campanhas eficientes de marketing?
O planejamento é a chave de sucesso das campanhas de marketing para que as ações sejam certeiras na comunicação com a audiência. Para isso, é fundamental estruturar o plano em etapas, para só depois colocar em prática.
Defina seus objetivos
O primeiro passo será alinhar os objetivos para alcançar as metas dentro do período estipulado. Defina o que se espera das campanhas que pode ser aumentar o número de pacientes, estimular o tráfego, prospectar e gerar leads qualificados.
Defina orçamento e cronograma
Qual será o budget de cada campanha e qual o período de veiculação nos canais escolhidos? Para desenvolver uma campanha é preciso saber o quanto a clínica tem para gastar e em quanto tempo se espera ter o resultado.
Na mídia paga, cada canal possui critérios e condições de cobrança, conforme as estratégias da campanha. Definir o orçamento dá maior liberdade ao time de marketing para pensar em ações de acordo com a verba disponível.
Faça segmentação de mercado
Segmentar o público significa se conectar com pessoas de perfil mais alinhado com o que a clínica oferece, seja por suas necessidades, preferências ou hábitos. Dialogar com uma audiência que pode fazer um movimento em direção à marca, otimiza tempo e investimento.
Escolha os canais de marketing adequados
Nem todos os canais são ideais para a área médica, mesmo aqueles com milhares de perfis e seguidores. Analise cada canal, identifique o que faz mais sentido para suas campanhas e invista somente naqueles que sugerem possibilidades reais de conversão.
Faça testes a/b e otimize
A realização de testes permite melhorias ao longo das campanhas, ou seja, antes de esgotar o orçamento e não ter mais como fazer alterações. Permaneça com com o ciclo de testes enquanto as campanhas estiverem no ar para verificar e mensurar sua performance — uma estratégia para melhorar o ROI e as taxas de respostas.
Conte com suporte especializado
Os especialistas da área médica entendem de pacientes e das especificidades que envolvem a área escolhida para atuação. A maioria desconhece as aplicações e estratégias de marketing digital.
Contar com ajuda profissional para desenvolver as campanhas de marketing aumenta as chances de sucesso nos resultados. Os profissionais de marketing estão atentos às tendências de comportamento do mercado e do consumidor para planejar ações personalizadas.
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Se você é o proprietário ou o especialista responsável pelo gerenciamento da clínica, precisa dedicar tempo ao core business. O apoio de uma agência especializada em marketing médico libera você e sua equipe de se preocuparem com as campanhas de marketing.
A Método 3a possui um time altamente capacitado para idealizar, planejar, desenvolver e executar campanhas de marketing exatamente como a sua clínica precisa. Nosso trabalho é estabelecer uma comunicação com o público e fortalecer a relação a cada contato.
Para isso, usamos todos os recursos do marketing digital que possam enriquecer e diferenciar as campanhas. Uma forma de plantar na memória da audiência a imagem positiva da clínica que impulsiona a procura por especialidades e procedimentos, na primeira oportunidade.
Se você gostou deste post e deseja ter o suporte de quem entende do assunto para colocar suas campanhas de marketing no ar, de forma concreta e assertiva, fale agora mesmo com a gente!