O marketing digital é um potente instrumento de divulgação com diversas ferramentas e recursos que podem ser utilizados na promoção de uma marca. Para que as ações e estratégias sejam mais efetivas no ambiente online, o ideal é adotar a automação de marketing.
Com a ajuda da tecnologia pode ser mais fácil alcançar um público segmentado, com real interesse pelo que a sua clínica oferece. Entre visitantes e leads é preciso chamar a atenção e estimular o contato para viabilizar a conversão, mesmo se tratando de um negócio na área da saúde.
Trazemos neste post o conceito de automação de marketing, suas principais ferramentas e benefícios. Acompanhe para saber como automatizar o marketing da sua clínica!
O que é a automação de marketing?
Consiste no uso da tecnologia com ferramentas específicas para automatização e otimização das ações de marketing digital. Com a automação, o planejamento das campanhas e anúncios será mais fácil de colocar em prática, considerando as funcionalidades tecnológicas.
O trabalho manual, substituído pelas atividades automáticas reduzem os riscos de falhas, garantindo maior confiabilidade e eficiência dos processos. De modo geral, a automação de marketing potencializa a geração e nutrição de leads, conduzindo sua jornada até chegar a uma decisão que seja favorável para o negócio.
A personalização do relacionamento com o público-alvo é um dos pontos positivos de ter um marketing automatizado. É uma forma mais eficaz de alcançar as pessoas certas ao criar estratégias pensadas nas necessidades e para solucionar os problemas.
Quais são as principais ferramentas de automação de marketing?
Para desenvolver ações cada vez mais alinhadas com os objetivos do negócio sem, contudo, deixar de lado as demandas de mercado e do público-alvo, é fundamental conhecer as principais ferramentas de automação de marketing e para que servem:
· Hubspot – ferramenta de marketing digital e marketing de conteúdo que permite, além do envio de e-mails, enviar notificações internas e pontuar leads estimulando seu avanço nos estágios do funil de vendas;
· Brevo – software de marketing focado em automação em e-mail marketing voltado para pequenas e médias empresas;
· SendPulse – focada no engajamento de leads com processos simplificados e humanizados de marketing, por meio da automação de e-mail marketing, criação de landing pages e integração com sites;
· Leadlovers –plataforma de automação digital focada no relacionamento entre marca e cliente;
· Keap – ideal para pequenas empresas que em busca de crescimento do negócio, a ferramenta permite enviar e-mails personalizados, fazer disparos e acompanhar o comportamento do consumidor;
· Mautic – oferece funções de automação para nutrição de leads, campanhas de marketing, envio de e-mail marketing em sequência, monitoramento de mídias sociais e landing pages;
· RD Station – ferramenta de análise completa dos leads com base no perfil e interesse individuais, com suporte na criação de conteúdo de acordo com os estágios de funil de vendas, gerenciamento das mídias sociais, blogs, landing pages e SEO;
· GetResponse – oferece recursos de automatização em toda a jornada do cliente com atuação mais forte em ações por e-mail;
· Autopilot – ferramenta com recurso totalmente automático para o envio de e-mail marketing e nutrição de leads.
As ferramentas de automação de marketing com seus mecanismos e recursos para atrair mais clientes, podem ser usadas em qualquer tipo de negócio. No caso de clínicas e consultórios é possível trabalhar a presença digital e a credibilidade da marca, além de mostrar a autoridade na área de atuação.
Benefícios da automação de marketing para médicos
A automação é um instrumento moderno de potencialização e crescimento do negócio de médio a longo prazo, por isso, são muitos os motivos para investir nessa estratégia. Veja!
Escalabilidade
Por trás da prestação de serviços médicos e cuidados com a saúde há um negócio que depende de bons resultados para se manter ativo. A automação permite que a empresa seja escalável por meio dos processos e estratégias acompanhados, monitorados e mensurados de perto para saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Otimização de tempo
Como diz o ditado, tempo é dinheiro, e a automação de marketing ajuda a minimizar a morosidade dos processos, substituindo o trabalho manual por atividades automatizadas, encurtando o tempo de dedicação às demandas.
Praticidade de uso
As ferramentas automatizadas são de fácil execução, a julgar pela simplicidade das funções e aplicação nas ações planejadas. Uma praticidade que pode reduzir o tempo de espera e trazer resultados mais rápidos, especialmente, quando envolve campanhas de saúde com início e fim definidos.
Melhora na integração de processos
A integração automatizada de sistemas padroniza, personaliza e organiza os processos de rotina, o que para a área médica é imprescindível. É preciso uma comunicação efetiva entre setores e profissionais envolvidos, para que todos saibam quais ações estão sendo realizadas.
Monitoramento contínuo
A automação torna mais fácil o acompanhamento do gestor que pode monitorar as ações a partir de um sistema. Saber quantos pacientes foram alcançados pela estratégia de marketing médico em função da campanha anual de prevenção de câncer de mama, por exemplo, gera importantes indicadores de realização dos exames de mamografia.
Agilidade para os fluxos internos
Com os processos integrados e sistematizados, a rotina interna será mais ágil em todos os sentidos. A comunicação, o planejamento das campanhas e anúncios, a divulgação e promoção da clínica enquanto marca, tudo isso terá maior fluidez quando executados de modo automatizado.
Como implementar a automação de marketing em sua clínica?
Automatizar processos é muito mais do que aderir às ferramentas tecnológicas e passar a executar ações automáticas. É preciso criar um ambiente propício para essa mudança, o que pode ser feito como os passos que sugerimos a seguir. Confira!
Estruture o seu planejamento
Procure entender o cenário atual da sua clínica ou consultório, desde os objetivos, até necessidades e ações realizadas para atrair leads e aumentar o número de clientes e pacientes e assim você terá elementos consistentes para automatizar o marketing.
Defina as ferramentas que serão utilizadas
Mesmo com todas as ferramentas e recursos disponíveis no mercado, nem tudo será útil ou eficaz nas ações de marketing da clínica. Entre objetivos e necessidades, analise o que cara tecnologia oferece para só então determinar o investimento em automação.
Segmente os seus pacientes
A segmentação ajuda a definir as ferramentas, ações e estratégias automatizadas de marketing. Com a persona definida e o público segmentado é possível direcionar as campanhas para as redes sociais, site ou interações no ambiente físico e online, para estimular o interesse do público em querer saber mais sobre a clínica e contratar os serviços.
Configure processos de tentativa e erro
A imagem da sua clínica ou o conteúdo gerado para o site ou redes sociais é relevante e adequado? A comunicação está eficiente e os horários escolhidos para interação têm alcançado o público-alvo?
Essas são algumas perguntas que a automação de marketing responde com a configuração dos processos para apontar o que está dando certo e o que precisa de ajuste ou reformulação das estratégias.
A tecnologia permite comparar as diferentes técnicas e metodologias utilizadas a fim de revelar dados e insights para análise. Com isso, a precisão é maior, bem como as chances de êxito nas campanhas de marketing realizadas.
Foque na personalização
Personalizar as campanhas automatizadas de marketing atrai e aproxima os leads, facilitando as abordagem e estímulo da jornada. A experiência vivenciada no atendimento e tratamento recebido de uma empresa é, hoje, um dos fatores de decisão do consumidor, diante de tantas ofertas.
Automatize o seu marketing com o Método 3a
Contar com o suporte especializado de uma agência para implementar a automação de marketing, poupa tempo e dinheiro. Isso porque os uso das ferramentas e aplicações requerem conhecimento de mercado e um olhar mais técnico sobre as estratégias de atração e nutrição de leads.
O ideal é que enquanto você e sua equipe cuidam das particularidades da clínica, especialmente, por se tratar de cuidados com a saúde, os especialistas da agência conduzem as ações de marketing.
Esse é o trabalho que desenvolvemos e oferecemos aos nossos clientes na Método 3a para alavancar um crescimento sustentável suportado pela junção da tecnologia com o marketing.
Para entender melhor os benefícios dessa parceria, convidamos você a conhecer nossas soluções que ajudarão sua clínica a ter mais visibilidade e aumentar o número de pacientes!