Assinatura digital: benefícios e implementação na prática médica

O que é assinatura digital?

A assinatura digital em documentos médicos faz parte de uma evolução tecnológica que trouxe benefícios para a área da saúde. Um avanço importante que vai de encontro à virtualidade e necessidade de adequação a esse novo formato.

Do agendamento online ao atendimento de pacientes à distância, viabilizado com a Telemedicina, ter um recurso de prescrição e laudos faz total diferença. Sua implementação gera ganhos para a clínica, médicos e público.

Neste post você vai entender o que é e como funciona a assinatura digital, além dos benefícios de utilização. Continue lendo, veja onde aplicar essa ferramenta e como implementar em sua clínica ou consultório!

O que é assinatura digital?

Consiste na validação de um documento sem que seja preciso imprimir e constar uma assinatura manual. Com garantia de autenticidade por certificação digital, a assinatura se torna tão válida quanto na versão impressa.

Se tratando da área da saúde, pode ser usada em hospitais, consultórios, clínicas e laboratórios.Todo documento em que consta a assinatura digital é aceito em órgãos públicos e empresas privadas.

Importância da assinatura digital na área médica

As garantias decorrentes da certificação digital revelam sua importância diante de um avanço da tecnologia que não aceita retrocesso. A tendência é que cada vez mais os hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios realizem seus processos digitalmente.

Criptografia e segurança

Seja para a prescrição de receituário ou para emissão de laudos online, a assinatura digital se tornou um recurso ágil, econômico e eficiente. O certificado digital protegido por criptografia, garante a segurança das informações sem a necessidade de constar em uma folha de papel.

Processos de autenticação

No Brasil, o órgão responsável por conceder esse certificado é o ICP-Brasil, entidade que regula o uso de certificação digital em padrões específicos. Seu objetivo é assegurar ao documento a mesma validade jurídica das versões impressas.

Logo após a concessão é necessário escolher uma das autoridades certificadoras, ou seja, uma empresa autorizada a emitir e gerenciar os certificados digitais. No site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) é possível escolher uma alternativa.

O próximo passo será de autenticação de cada profissional que terá autorização para assinar digitalmente. Com um usuário e senha individual, o especialista consegue acesso para validar o documento que será emitido.

Benefícios da assinatura digital

Benefícios da assinatura digital

A adesão à assinatura digital oferece vantagens tanto para o médico quanto para o paciente, agregando valor em sua experiência como cliente. Veja os ganhos dessa prática:

Para médicos

Com a virtualidade, o atendimento à distância se tornou uma prática recorrente e a assinatura digital se adequa a esse novo formato ao passo que reduz a burocracia. Um recurso legal que reconhece o parecer médico em canais online, facilitando para o paciente e para o especialista. 

De onde estiver, o médico consegue validar as orientações ao paciente e emitir documentos com laudos e descrições. De um local com internet é possível elaborar um documento médico, assinar digitalmente e transmitir imediatamente. 

Entre as vantagens para as unidades e especialistas, estão:

  • agilidade e eficiência administrativa – a assinatura digital agiliza a liberação do paciente e desburocratiza os processos da saúde, muitas vezes morosos e ineficientes;
  • redução de custos operacionais – gastos com equipamentos, papel e tinta serão reduzidos com a não exigência de impressão de documentos, assim como com espaço e colaborador responsável pelo arquivamento;
  • melhoria na precisão e rastreabilidade – o arquivamento online facilita a busca e localização de um documento assinado digitalmente, o que tomaria mais tempo em um arquivo físico.

Para pacientes

Também os pacientes são beneficiados com a implementação da assinatura digital na saúde.  Veja alguns deles:

  • facilidade de acesso a documentos médicos – paciente com idas constantes ao médico ou em tratamento prolongado, acumulam grande volume de documentos ao longo do tempo e com a digitalização podem criar um arquivo online e ter mais facilidade caso precise conferir alguma informação;
  • segurança e privacidade dos dados – com as regras da LGPD, os dados de pacientes somente serão usados com seu consentimento e guardados em arquivo de emissão expressamente autorizada previamente;
  • agilidade no atendimento – processo online de assinatura é mais rápido e prático, fazendo com que o paciente não se estenda em uma consulta, especialmente se estiver sentindo algum incômodo ou dor.

Aplicações da assinatura digital na prática médica

Com o uso regulado da certificação, a assinatura digital pode ser aplicada em variados documentos emitidos na saúde, entre eles:

Prescrições médicas digitais

Das receitas aos atestados e exames, o especialista autorizado pode emitir o documento online e assinar digitalmente.  Se tratando de medicamentos, a maioria é válida para constar em uma receita digital, salvo algumas exceções, como:

  • talonários de Notificação de Receita A (de cor amarela);
  • medicamentos controlados que exigem a Notificação de Receita B e B2 (como alprazolam e clonazepam);
  • medicamentos que necessitam da Notificação de Receita Especial para Retinóides de uso sistêmico.

Prontuários eletrônicos

O prontuário digital dá adeus a documentos impressos como ficha de cadastro, resultados de exames, laudos e pareceres médicos. De forma online todas as informações de pacientes podem ser armazenadas e centralizadas em um mesmo ambiente. 

Com acesso restrito a usuários devidamente cadastrados e autorizados, caso seja necessária liberação para finalidades específicas, como o compartilhamento entre profissionais, a assinatura digital terá validade jurídica, garantindo uma movimentação protegida.

Contratos e consentimentos informados

Os termos de consentimento e contratos para realização de procedimentos ou tratamentos resguardam tanto paciente, quanto médico e clínica. São documentos de grande importância que embasam o acordo entre os envolvidos e que devem ser guardados com muito cuidado. 

O arquivamento digital constando a assinatura eletrônica do paciente e do médico responsável, é imprescindível. Em caso de reclamações, processos judiciais, confrontamento de decisão ou erro médico, serão válidos como prova para ambas as partes. 

Como implementar a assinatura digital na sua clínica

Para incorporar a assinatura eletrônica nos processos operacionais e médicos da clínica é preciso ter alguns cuidados.

Escolha de um fornecedor confiável

O primeiro deles é escolher a autoridade certificadora confiável, devidamente credenciada no site do ITI. Somente uma empresa autorizada poderá conceder a certificação, assim como a senha de acesso para o usuário cadastrado e validar o uso da assinatura digital.

Treinamento da equipe

É importante que toda a equipe, do atendimento aos especialistas, seja treinada para lidar com um procedimento novo e com o sistema de arquivo dos documentos digitais. O treinamento, além de padronizar o fluxo de processos, permite o acesso prático para que o atendimento ao paciente seja rápido e eficiente.

Integração com sistemas existentes

Se já existe um sistema de atendimento, marcação de consultas e outros processos, verifique se é possível integrar o de assinatura digital em vez de substituir ou investir em uma solução mais completa.

A integração pode ter um custo mais baixo e causar o mesmo efeito de um sistema único. O mais importante é ter a certeza de validação legal da assinatura digital, bem como de segurança do armazenamento e arquivo dos documentos de todos os pacientes ativos e inativos.

Conte com a Método 3a

Ser uma clínica moderna e digital é um diferencial competitivo que precisa ser divulgado no mercado, com um marketing médico bem planejado. A Método 3a ajuda sua clínica a comunicar para o público-alvo, as soluções e recursos que agregam valor aos serviços oferecidos nas especialidades.

A assinatura digital deve ser associada à segurança, precisão e agilidade, favorecendo o paciente em seu atendimento. Trabalhamos a imagem, credibilidade e reputação da sua clínica, usando esses aspectos como pauta de uma conduta focada na confidencialidade e proteção de dados.

Entre agora mesmo em contato com a gente, conheça nossas soluções e saiba como podemos ajudar sua clínica no processo de mudanças e melhorias!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

A importância dos links de pagamento no marketing médico
Previous Story

Link de pagamento: facilitando transações

Principais causas do consultório médico vazio
Next Story

Consultório vazio: como lidar e ter a sua agenda cheia

Latest from Posts do Blog

Go toTop